Sinergia Organizacional: o passaporte das empresas de sucesso

20/10/2021 Indira Guimaraes

O mundo atual exige das empresas cada vez mais produtividade e desempenho para que possam não somente sobreviver, mas se sobressair no mercado, que se torna mais competitivo a cada dia.

Assim, na busca por alcançar as exigências desse mercado implacável, a maioria das empresas e organizações procura focar seus esforços nos resultados finais, nos índices de desempenho e no batimento de metas. Isso é errado? De certa forma, sim, pois o lucro e a produtividade são, de fato, importantes, mas o foco somente nisso pode negligenciar problemas que impedirão, a longo prazo, o sucesso da organização, deixando muitas sequelas nela, como:

• A instabilidade emocional e mental dos profissionais;

• O gasto de energia em resultados inatingíveis ou insustentáveis;

• A perda de capacidade de análise e viabilidade de melhores resultados.

Então, como reverter essa situação?

Um dos principais fatores que causam tais problemas na gestão é a falta de compreensão do sistema como um todo: um sistema é composto de vários órgãos e organismos funcionando em sintonia, de forma sinérgica, e as empresas, não foram preparadas para trabalhar com Sinergia Organizacional.

Desse modo, SINERGIA pode ser explicada como a interação entre órgãos ou pessoas em busca de um resultado melhor. A SINERGIA ORGANIZACIONAL, conceito que desenvolvemos, é exatamente o conceito de sinergia aplicado de forma ampla às organizações. Ou seja, o desenvolvimento e a potencialização da relação do indivíduo com ele mesmo, com os outros e com o ambiente.

Em tempos como os atuais, em que um dos maiores problemas nas empresas é a desestruturação dos setores causada por um desequilíbrio de ordem emocional dos profissionais, trabalhar com a Sinergia Organizacional será de enorme auxilio para a diminuição e prevenção dessas situações, hoje descontroladas e tão pouco trabalhadas.

De que forma isso pode ser feito?

Quando se trabalha com o conceito de Sinergia Organizacional nas empresas, em primeiro lugar, se trabalha o autoconhecimento de cada profissional, possibilitando a este: maior domínio de suas fortalezas e fraquezas, manutenção de sua sustentabilidade emocional e mais equilíbrio, estabilidade e segurança dele consigo mesmo.

Em um segundo momento, como consequência de seu maior autoconhecimento e autodomínio, será mais fácil trabalhar o inter-relacionamento entre o indivíduo e os demais colegas da empresa, criando um ambiente mais aberto a trocas e feedbacks. Com isso, a construção de objetivos atingíveis de forma consciente, respeitando-se os limites físicos e emocionais dos envolvidos, será possível e, situações que visam apenas o batimento de metas e que geram sequelas, serão evitadas.

Imagine uma situação em que um membro da equipe apresente algum tipo de problema. Em uma empresa que trabalha com Sinergia Organizacional, os demais tomam para si a responsabilidade de apoiá-lo para que a meta prevista seja alcançada ou mesmo para renegociação com a chefia, caso verifiquem que, sem esse membro em sua plenitude, será necessária uma revisão das condições para aquele trabalho, garantindo a sanidade física e emocional da equipe. Esse tipo de atitude, além de gerar equipes mais coesas e engajadas com a empresa, impacta em melhores resultados a longo prazo.

Por último, mas não menos importante: como consequência do autoconhecimento do funcionário e da compreensão da empresa da capacidade de seu colaborador na forma mais ampla (física e emocionalmente), a organização poderá associar os funcionários a funções em que se sintam realizados e tenham suas habilidades mais bem aproveitadas. Só assim os colaboradores poderão entrar em estado de flow, em sinergia com a equipe e, naturalmente, gerar melhores resultados para a empresa, às vezes, até superando as metas previamente estabelecidas. Então, de forma resumida, a SINERGIA ORGANIZACIONAL vai trabalhar 3 pilares na empresa:

1. Sinergia Intrapessoal – a relação do indivíduo com ele mesmo;

2. Sinergia Interpessoal – a relação do indivíduo com os outros;
  3. Sinergia Ambiental – a relação do indivíduo com a organização.

Desse modo, uma empresa que tem sua equipe Sinergicamente Organizada trabalha em estado de flow boa parte do tempo e colhe resultados incríveis, sem danos colaterais para seus colaboradores. Por esse motivo é que a SINERGIA ORGANIZACIONAL é a melhor solução para as empresas irem além dos resultados, existindo de forma sustentável financeiramente e emocionalmente e perdurando com sucesso a longo prazo.

Por fim, é este tipo de empresa, preocupada com lucros e resultados, mas, principalmente, preocupada com a prevenção e a manutenção da saúde física e emocional de seu colaborador, que entendemos que irá se sobressair no cenário atual e futuro.