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A Importância das Redes Sociais para Impulsionar a Comunicação de Marca


10/05/2023 Daniel Araújo

As redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa para impulsionar a comunicação de marca nos dias de hoje. Com o grande número de usuários ativos nessas plataformas, é possível aumentar a visibilidade da sua empresa e alcançar um público cada vez maior.

As primeiras plataformas surgiram no fim da década de 90 e início dos anos 2000, com o simples intuito de conectar pessoas ao redor do mundo.

Entre as primeiras redes sociais criadas, destacam-se o Six Degrees, Friendster e MySpace, que foram pioneiras em conectar pessoas e pavimentaram o caminho para o surgimento de outras redes sociais populares, como o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.
Hoje em dia;
elas são utilizadas não apenas para conectar pessoas, mas também para divulgar produtos e serviços, estabelecer relacionamentos com clientes e fortalecer a imagem da marca. 

A comunicação de marca é um conjunto de ações que visam criar e consolidar a sua identidade na mente dos consumidores.

Segundo Kotler e Keller (2006), uma marca pode ser definida como um nome, termo, sinal, símbolo ou design, ou uma combinação deles, que visa identificar os bens ou serviços de uma empresa e diferenciá-los da concorrência. 

O objetivo dessa comunicação é estabelecer uma conexão emocional com o público-alvo, transmitir os valores e atributos da marca, criar uma imagem positiva na mente dos consumidores e, por consequência, gerar uma relação de confiança e fidelidade.

O Facebook, uma das redes sociais mais populares, foi criado em 2004 por Mark Zuckerberg, enquanto ele ainda era estudante na Universidade de Harvard.
Inicialmente, o Facebook era restrito aos estudantes da universidade, mas em 2006 foi aberto ao público e rapidamente se tornou uma das redes sociais mais populares do mundo.

As outras plataformas como o Twitter, Instagram, LinkedIn e TikTok surgiram nos anos seguintes, cada uma com sua própria proposta e público-alvo. 

De acordo com a pesquisa The Mobile Economy 2023, que examina as principais tendências da indústria de telefonia móvel, ao final de 2022 foram registrados mais de 5,4 bilhões de usuários únicos de dispositivos móveis em todo o mundo.

Destes, 4 bilhões são pessoas com acesso à internet móvel. Para o fim de 2030 a projeção é que este número supere os 6.,3 bilhões de usuários, alavancados pelo avanço da tecnologia 5G. Em média, há mais de um smartphone para cada habitante do planeta, o que demonstra a grande importância desses dispositivos para a comunicação pessoal e institucional. 

Esses números demonstram como a tecnologia móvel tem ficado cada vez mais acessível, e a importância das redes sociais como a ferramenta de comunicação mais próxima do usuário. Quando utilizadas de forma estratégica, as redes sociais aumentam visibilidade da marca, atraem novos clientes e fortalecem a relação com os clientes existentes. 

Através de conteúdos relevantes e engajadores, as empresas podem criar uma identidade única e estabelecer uma conexão emocional com seu público. No entanto, muitos profissionais e empresas ainda não utilizam todo o potencial que as redes sociais têm a oferecer. Criam perfis nas plataformas apenas por obrigação, sem investimento na contratação de equipe qualificada, tempo, recursos e estratégias na criação de conteúdo, além da interação com os seguidores. Há também os que cometem erros ao tentar promover seus produtos e serviços de forma agressiva, sem levar em consideração as particularidades de cada rede social e do público-alvo.  

É fato que hoje, as redes sociais são um canal de comunicação indispensável. O número de usuários ativos está cada vez maior e a interação online se tornou parte do cotidiano das pessoas. Conforme dados do relatório Digital in 2023, publicado pela We Are Social e Hootsuite, as redes sociais têm mais de 476 bilhões de usuários ativos em todo o  mundo, o que representa mais da metade da população global. Além disso, o relatório aponta que o tempo médio gasto nas redes sociais é de 2 horas e meia nas mídias sociais todos os dias. Já no Brasil essa média sobe para 3 horas e 46 minutos por dia. 

É importante que profissionais e empresas estejam presentes nessas plataformas, criem conteúdo original e interajam com o público de forma estratégica. Afinal, as redes sociais não são apenas uma forma de publicidade, mas uma oportunidade para se conectar com as pessoas, construir relacionamentos e gerar negócios de forma mais assertiva. Se você ainda não faz uso das redes sociais para a comunicação de sua marca, está na hora de repensar sua estratégia e começar a colher os benefícios dessa ferramenta poderosa.

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