BLOG

Liderar é um ato relacional


16/03/2023

Liderar é um ato relacional porque envolve mais que estar à frente de uma equipe, sendo necessário desenvolver uma série de competências e ainda colocar em prática habilidades que estão diretamente ligadas a pessoas.

De fato a liderança é termo de estudo há vários anos, com “ondas” diferentes marcadas por características de cada época histórica.

A partir de 1960, o enfoque era sobre as contingências e os aspectos comportamentais. Porém, naquele tempo ainda existia a ideia de liderar por meio da recompensa, da punição e das trocas.

Neste artigo você vai entender efetivamente como a liderança é trabalhada atualmente, mas não apenas isso, também vamos falar sobre esse ato relacional citado no título e que será mais desenvolvido com o passar dos anos.

Boa leitura!

A liderança na história – como as mudanças causaram tanta revolução?

Liderar é um ato relacional

Liderar é um termo antigo, que surgiu por volta de 1911 com Frederick Winslow Taylor, sendo aplicado à administração.

Próximo dessa época, temos a primeira onda da liderança baseada na psicologia Freudiana.

O resultado foi uma percepção de características pessoais que dependiam de cada personalidade.

Porém, ao longo da história, novos conceitos começaram a surgir, dentre eles as tipologias de liderança. Isso ocorreu entre as décadas de 1930 e 1970. Neste período havia um interesse maior em pesquisar e categorizar os conteúdos, devido a dinâmica dos estudos e descobertas.

Como resultado, o ser líder não era algo completo, mas muito bem dividido a partir de estilos.

Já no início de 1960, a liderança começou a atingir novos patamares, chegando a aspectos comportamentais, ou seja, não era mais uma questão de personalidade, mas sim de comportamento.

Não à toa, foi neste momento que se intensificou a ideia de que os líderes deveriam atuar a partir de trocas, recompensas e/ou punições.

Em seguida chegou-se à época visionária e com uma percepção mais ampliada de futuro.

Depois da década de 1970, novas teorias começaram a surgir sobre o tema, mudando a forma como os líderes eram vistos e quais eram as habilidades essenciais a eles.

Os estudos dessa fase incluíram diversas alegorias, até com líderes sendo comparados a super-heróis. De lá para cá, novas ideias foram sendo desenvolvidas, muitos estudos chegaram a novos resultados e o conhecimento só progrediu.

Ou seja, todo o contexto histórico de cada período do tempo deu base para a ideia de liderança que temos hoje, com todos os seus princípios, mas, ao mesmo tempo, é apenas uma base, visto que a prática mudou muito e existem mais teorias, conceitos, métodos e ações.

Portanto, liderar é estar à frente, ser o exemplo, focar na inovação e não permanecer em uma bolha de conforto.

Liderar é um ato relacional

Liderar é um ato relacional

O que seria então a liderança como um ato relacional? É um processo que envolve colaboração, compreensão, entretanto, para entender melhor, é preciso compreender o que se refere cada palavra.

A liderança é definida como o ato de guiar outras pessoas, ser o exemplo e estar à frente, mas não significando ser uma posição de superioridade.
Relacional refere-se ao processo de colaboração estabelecido entre duas ou mais pessoas que têm algum tipo de ligação, neste caso, a relação refere-se ao ambiente de trabalho, organizações ou equipes.

Por outro lado, o ato relacional também pode ser compreendido quando aplicado a empresas que possuem muitos departamentos. Neste caso, as relações de trabalho são privilegiadas e funcionam unicamente através da colaboração, gerando uma completa igualdade.

Em outras palavras, é como se não existisse uma liderança, mas várias pessoas que contribuem para o equilíbrio e funcionamento da empresa.

Geralmente, o que acontece nessas situações é que existe o líder, que tem a posição afirmada.

Ao mesmo tempo, todos os outros colaboradores são tão importantes quanto e podem liderar outras pessoas.

Liderar é um ato relacional que abrange teoria e prática

Liderar é um ato relacional
Pode ser que você ainda esteja um pouco confuso sobre a relação entre liderar e o conceito de relacional, sendo assim, é importante considerar toda a teoria e como isso funciona na prática.

A teoria diz que liderar é um ato relacional porque envolve a colaboração mútua dos envolvidos.

Em resumo, isso pode ou não resultar em uma equidade entre os colaboradores. Mas na prática, isso significa que o líder deve ter foco nas relações, , valorizando o que cada um dos colaborados tem a dizer e oferecer.

Com essa percepção dá para entender que vai além da “posição”, pois envolve as habilidades, estratégias e competências do líder.

Tanto a teoria quanto a prática são voltadas para uma das aptidões mais essenciais em trabalhos em equipe: a escuta.

Antes de tudo, é preciso ouvir o outro sem que exista qualquer tipo de julgamento prévio, interrupções ou falta de respeito.

Mais a fundo, é preciso ter a empatia de entender e a inteligência emocional para compreender as situações mais adversas.

Dessa forma, liderar é um ato relacional porque não permite a personalização de críticas e valoriza o indivíduo, então, é possível avaliar, considerar as perspectivas e os contrastes nos discursos, nas ideias e nas opiniões.

O papel do líder além da gestão de pessoas

Não é incomum pensar que o líder é o profissional responsável por gerir uma equipe, afinal, essa é uma das funções profissionais para motivar, manter os prazos, evitar erros e dividir tarefas.

Entretanto, liderar é um ato relacional pois vai além disso, é escutar e falar de forma a evitar e/ou resolver conflitos, mas não é apenas isso, é também prever situações, estar presente nos processos e ser o bom exemplo a ser seguido pelos demais.

Ou seja, tudo é uma relação de colaboração.

Sempre que um deixa de fazer o seu papel dentro da empresa, o outro pode ficar sobrecarregado e novos manejos podem ser necessários, cabendo ao líder elaborar uma reorganização para manter a ordem. Ou seja, um trabalho em conjunto.

Depois de ler este conteúdo, é certo que você encontrou algumas respostas que estava procurando. Aproveite e compartilhe o que achou com a gente.

Grande abraço e até o próximo tema!

Leia Também: Jeito feminino de liderar

Voltar


NEWSLETTER
Inscreva-se para receber:

    Faça o teste e descubra o nível de engajamento da sua equipe.

    Escola E3

     

      CONTRATE
      NOSSAS SOLUÇÕES

      Endereço
      Rua Serra de Botucatu, 878/880 – Conjunto 1604
      Vila Gomes Cardim – São Paulo/SP
      CEP: 03317-000

      Contato Comercial
      (11) 98136-3938

      E-mail
      comercial@escolae3.com.br