BLOG

Líder, por que você ainda não evoluiu?


23/02/2022 Priscylla Freitas

Evoluir faz parte da história do universo, não se trata de um privilégio ou obrigação do ser humano. Trata-se da natureza do planeta.

Tudo tem seu tempo para se conceber, desenvolver, nascer, caminhar ou, ainda, frutificar. O problema é que ainda existem pessoas que insistem em estagnar em uma etapa, e essas pessoas se esquecem que a evolução é natural e não uma escolha de um ou outro indivíduo. Ela é inerente à vida no planeta Terra, assim é para todos os 7 bilhões de seres humanos, para a fauna e a flora.

Então, por que os lideres nunca se preparam para a evolução natural da vida?

 Por que os líderes não se preparam para a sucessão e desenvolvimento de seus sucessores?

Talvez, muitas respostas venham à sua cabeça neste momento, ou até mesmo um certo incomodo, algo como uma resistência em acreditar na sucessão, ou no valor real, exercido por ela em sua vida profissional.

Ainda ouso dizer, você pode não estar convencido de que a sucessão seja o melhor caminho para a sua carreira como líder. O melhor mesmo é permanecer dez, vinte ou trinta anos exercendo as mesmas funções como líder, afinal, quem melhor do que você para exercer suas tarefas?

Se tudo isso e muito mais passou pela sua cabeça, te convido a dar uma chance de enxergar a nova era da liderança, além de conversamos um pouco sobre o porquê de todas essas crenças relativas à liderança sem sucessão permearem suas ações. No entanto, antes disso, te pergunto: por que a visão sobre liderança tem sido, por anos, tão estagnada, limitada e até abusiva?

Simples, você não foi educado para ser sucedido. Logo, não desenvolve sucessores!

 Em mais de duas décadas, no mundo corporativo, sempre me deparei com líderes se debatendo para se manterem como líderes de suas equipes e, por muitas vezes, não tiravam férias por medo ou por não terem nenhuma pessoa para atuar em sua ausência.

Portanto, um dos sentimentos que mais aprisionam suas formas de liderar é o apego ao cargo, projeto, status, salário, à equipe, à estabilidade. Se, por um acaso, você já teve ou ainda tem esses sentimentos no comando da sua carreira, há uma triste notícia para te dar: você jamais será um líder de verdade. Você será sempre um profissional em busca da estabilidade e não de evolução.

Você não está vivendo de maneira natural, mas de forma engessada. Cuidado!

 Não estou aqui para buscar culpados e, tão pouco, para te dizer que você é ruim. Estou aqui para te mostrar um outro caminho, que talvez ainda não tenha sido ensinado a você: o caminho da sucessão, liberdade e legado.

Ou você acha mesmo que os grandes nomes da história do mundo corporativo e do mundo do empreendedorismo se prendiam ou se prendem ao cargo? Então, continue aqui comigo. A jornada da sucessão é o caminho para um líder visionário, que entende a “substituição” como algo natural e prazeroso.

Se você não se desapegar do seu cargo e não passar a agir como um CEO, vice-presidente, presidente e, por fim, conselheiro, jamais terá sucessores e liberdade financeira e geográfica, deixando um legado próspero.

Quando se dispuser a entregar seu cargo para uma outra pessoa, você irá prepará-la automaticamente, pois entendeu que compartilhar seus conhecimentos com quem está sedento por eles é algo transformador para todos e isso não vai te tirar nenhum pedaço do corpo ou do salário. Pelo contrário, você poderá brilhar em outro cargo, em outra empresa e também na sua empresa como conselheiro e não mais como um executor de tarefas.

Prepare-se para ser um líder da nova era, um líder que desenvolve outros líderes, para que você seja substituído, podendo trilhar novos caminhos. Deixe no passado tudo o que foi ensinado, como a competição, o “segurar” informações, o fato de não sair de férias, isso tudo só te levará a um ÚNICO caminho: a falência.

Você não é capaz de fazer milhões de funções ao mesmo tempo, mas pode formar milhões de líderes e, dessa forma, se tornar um líder transformador, consciente do seu lugar e de onde deseja chegar.

E agora?

 Será mesmo que a sucessão é para todos, dando tempo para você criar uma geração de líderes altruístas, visionários, criativos e desbravadores? Se você está vivo, a resposta é SIM, ainda é tempo de aprender o que nunca foi ensinado, o que nunca foi discutido entre líderes.

Além do desapego, você terá que aprender a envolver e engajar seus sucessores a manter uma corrente de líderes integrais. Líderes que se dedicam a evoluir de maneira natural e simples, assim como um embrião, que se tornará, ao longo do tempo, um adulto saudável, que irá gerar outro adulto no decorrer da vida.

Preparar a terra para uma nova colheita de líderes está também em suas mãos e, se lançar ao novo como forma de evolução, deve ser prazeroso e construtivo. O contrário não faz parte da mente, espirito e corpo de um líder completo na sua missão de gerar sucessores abastecidos de alegrias e disposição.

Será fácil sair da situação de “líder involuído” para líder em constante evolução?

 A resposta correta? Isso está dentro de você. Se você tomar a decisão de evoluir naturalmente, sem dor, pode acreditar, sua evolução será simples e desafiadora.

Se a sua decisão for seguir o novo caminho, porém, com resistências e medos, eu te asseguro, você estará escolhendo o sofrimento. Ele também pode te levar à liderança sucessora, mas não de forma natural, sendo esse processo bem mais difícil.

A decisão é sua!

 Compartilhar seus conhecimentos te torna uma pessoa pronta para absorver mais e mais conhecimento. Além disso, posso te garantir, você não perderá o que já aprendeu e só irá ser mais livre e independente.

Alçar novos voos será um fato e dividir o conhecimento certo, com pessoas certas, é a chave mestra do sucesso. Ah, nada de dividir seus aprendizados com quem deseja impedir o crescimento de novos líderes. Seja um excelente avaliador, não perca seu tempo com quem não vai evoluir por livre e espontânea vontade.

Siga o fluxo da vida, deixe um legado de sucessores por onde passar e você será lembrado, não depois da sua morte, mas após cada sucessor que te suceder! Assim, está criado o seu caminho da sucessão, liberdade e legado. Pronto para evoluir naturalmente?

Forte Abraço!

Leia Também: LIDERANÇA SITUACIONAL

 

Autor: Priscylla Freitas

Voltar


NEWSLETTER
Inscreva-se para receber:

    Faça o teste e descubra o nível de engajamento da sua equipe.

    Escola E3

     

      CONTRATE
      NOSSAS SOLUÇÕES

      Endereço
      Rua Serra de Botucatu, 878/880 – Conjunto 1604
      Vila Gomes Cardim – São Paulo/SP
      CEP: 03317-000

      Contato Comercial
      (11) 3132-8262
      (11) 94574-5234
      (11) 98136-3938

      E-mail
      atendimento@escolae3.com.br