BLOG

Inovar é Simples


28/09/2022 GEORGE ANDRADE

Você sabia que inovação não é apenas disrupção?

Inovar é a execução bem-sucedida de ideias. É quando conseguimos mensurar e avaliar resultados, e decidir sobre continuidade, ajuste ou encerramento do projeto.

Assim como qualidade, marketing, processos, estratégia e tecnologia foram temas nos quais as organizações focaram em décadas anteriores, inovação é um tema que domina o mercado como um todo, porque inovar é preciso para manter a relevância do negócio¹  em um cenário cada vez mais concorrido – independentemente do seu segmento de atuação.

Então, por onde começar a inovação?

Buscar a inovação demonstra para o mercado que a sua empresa não está “parada”. Demonstra que ela está em constante busca pela otimização dos recursos, maximização dos resultados e satisfação dos clientes, seja pela recorrência ou entrada de nova receita.

Indiferente aos termos e nomenclaturas que definem funções corporativas, inovar é a capacidade de gerar valor naquilo que é feito, é sentir-se responsável pelo resultado até o fim do processo, é comemorar o sucesso, aprender com o fracasso e elevar o padrão de desempenho daquilo que é entregue.

A inovação começa no comprometimento com o resultado.

Não importa qual o seu negócio, qual o seu segmento ou sua posição na empresa. Para inovar, é preciso saber qual resultado se deseja alcançar, o quão longe estamos deste objetivo e querer fazer parte desta jornada.

Após uma longa e gratificante jornada corporativa, desde 2017 venho empreendendo, vivenciando e estudando o ecossistema de inovação das startups e avaliando os movimentos das organizações tradicionais na busca por uma cultura de inovação. Durante esse tempo, eu pude perceber três coisas:

1º. Não adianta dar um “banho de startup” nos profissionais corporativos. Quando estudamos a jornada de um empreendedor, sobretudo de inovação disruptiva e negócios escaláveis, podemos perceber claramente o perfil “faca nos dentes” e “sangue no olho”, aquele perfil que busca o resultado incansavelmente, comprometido com o resultado e engajado na jornada.

2º. Todos somos capazes de inovar.

Ter ideias é fácil, com o mínimo de esforço todos conseguimos. E não precisa ter anos e anos de experiencia profissional: é possível pensar em melhorias, pequenos avanços, em mudanças necessárias que gerem resultados melhores e mensuráveis, que possam iniciar um encadeamento de transformações.

3º. É necessário um método cuja soma seja 1 + 1 = 3.

Não adianta dizer “Faça isso ou faça desse jeito” que o sucesso virá. É necessária uma jornada de entendimento e imersão na inovação para a criação de um novo cenário cultural, com percepção clara do resultado que se almeja para então ser construído o melhor caminho.

Para inovar, não é preciso ser nenhum gênio. Basta você:

>> ter uma Ideia >> que vire um Negócio >> ter Ousadia para apresentar a ideia >> demonstrando seu Valor >> e sua capacidade de Ação, de execução >> para alcançar o Resultado planejado.

Inovar é combater o status quo. Ser inquieto, perspicaz, corajoso e ter visão sistêmica, porque a ideia pode gerar algo de resultado muito positivo, mas pode trazer à tona um fracasso não desejado. Um inovador aprende com seus resultados e dos parceiros e concorrentes, ele comete erros novos, se levanta, se fortalece, sacode a poeira e segue.

Os inovadores são fundamentais para a evolução dos negócios e da sociedade, geram benefícios claros para nosso cotidiano e relações humanas, aprendem, desaprendem, reaprendem de forma contínua em sua trajetória profissional e pessoal.

São denominados intraempreendedores quando inovam dentro das empresas que trabalham, ou empreendedores quando inovam e criam algo novo, com diferencial claro que é percebido pela sociedade. Mudam a rota da sua carreira profissional para experimentar, reaprender, estudar e aplicar no mercado novidades inquietas.

Se você deseja ter colaboradores engajados nos objetivos organizacionais assim como as startups de sucesso, não precisa de grandes investimentos para este processo. Basta ter um método capaz de ressignificar a inovação internamente, que demonstre e construa com seus colaboradores as habilidades que todo empreendedor de sucesso possui:

  1. Visão de negócio, afinal toda ideia, para ser válida, precisa gerar um negócio com resultados mensuráveis
  2. Responsabilização e sentimento de dono, ou accountability, pois o inovador é responsável pelo processo do início ao fim
  3. Ser inquieto, entender que por de trás de muitos problemas existem oportunidades de bons negócios
  4. Ser estratégico para fazer o que ninguém ainda imaginou fazer, e ter visão dos desafios da jornada
  5. Ser capaz de demonstrar a viabilidade de execução dessa ideia, e a força para não desistir no primeiro desafio.

“Só quem introduz novas ideias no mercado é quem gera lucros – no caso, os empreendedores”, Joseph Schumpeter (1883-1950).

Mesmo distante dos dias de hoje, essa frase continua viva, necessária para o mundo dos negócios, e é por isso que todas as empresas devem ser capazes de criar uma cultura de inovação.

Te vejo na jornada.

1.“A inovação é a única garantia contra a irrelevância.” Gary Hamel

Leia Também: Sono e produtividade. Quais os pontos em comum?

Voltar


NEWSLETTER
Inscreva-se para receber:

    Faça o teste e descubra o nível de engajamento da sua equipe.

    Escola E3

     

      CONTRATE
      NOSSAS SOLUÇÕES

      Endereço
      Rua Serra de Botucatu, 878/880 – Conjunto 1604
      Vila Gomes Cardim – São Paulo/SP
      CEP: 03317-000

      Contato Comercial
      (11) 98136-3938

      E-mail
      comercial@escolae3.com.br