Felicidade no Trabalho – é possível?

15/09/2021

É possível ter Felicidade no Trabalho?

Vivemos na era dos excessos: tecnologia, informação, eventos e, com toda essa agitação, como ficamos, ou melhor, lidamos com alguns sentimentos e emoções?

Às vezes, a resposta é: “não sei, não dá tempo de pensar nisso”.

Da mesma forma, com a felicidade não é diferente.

Quer ver como não damos atenção a essa sensação?

Quantas vezes, por semana, você pensa na sua felicidade? Ainda, com relação ao seu trabalho, você se considera feliz fazendo o que faz? Já pensou nisso? Bem, primeiro vamos ao conceito de felicidade. Segundo a Dra. Christine Carter, formada pela Universidade da Califórnia, para sentirmos felicidade, é preciso se ter acesso a uma gama de emoções positivas, como esperança, gratidão, otimismo, confiança, inspiração e admiração.

Assim, promover eventos que sustentem o conhecimento sobre a felicidade, para o mundo organizacional, é fundamental, já que sabemos que pessoas felizes são mais engajadas, ficam doentes com menor frequência, faltam menos e são mais colaborativas.

Então, por que muitas empresas ainda não fazem nada para que isso se torne frequente? Porque muitas não sabem nem por onde começar, e outras acreditam que as ações precisam atingir a todos. Ledo engano. A felicidade não é algo que controlamos ou forçamos nos outros e, também, não existe fórmula mágica.

Por isso, algumas ações podem ajudar a promover um ambiente em que as pessoas possam viver experiências felizes.

Por exemplo:

• Dar liberdade e autonomia para as pessoas, permitindo que tomem decisões. Isso aumenta a confiança interna, fazendo com que elas se tornem mais participativas na empresa;
  • Elogiar as pessoas sempre que possível. Obviamente, os elogios devem ser sinceros;
  • Justiça e transparência nos processos. Em todos eles;
  • Relações positivas e harmoniosas. Claro, os líderes, neste caso, sempre serão os exemplos, por isso, essa atitude deve se iniciar por eles.

Embora não seja possível garantir que, ao se fazer isso, todos se sintam mais felizes, é claro que, então, deve ser iniciado um processo de criar algumas condições para que se possibilite emoções positivas.

É fato que ninguém faz pelo outro aquilo que não se deseja a si mesmo, logo, estar feliz é também uma opção e, o que vai fazer com o que acontece com você, é escolha sua.

Um feliz dia!