Nesses 8 anos que atuo como franqueada de uma rede de ensino, observei que muitos franqueados têm sucesso e outros não. Por que isso acontece?
Ao se adquirir uma franquia, muitas pessoas acham que obter uma já é sinônimo de sucesso, e muitos acreditam que conseguir alcançar o sucesso nessa área é mais fácil. Contudo, para se chegar lá, é preciso fazer muito esforço e ter dedicação, e o franqueado precisa seguir alguns padrões determinados pela franquia, que são os primeiros passos para se obter o sucesso. São eles:
Ter um bom planejamento estratégico;
Executar todos os processos e modelos de gestão;
Participar de todos os treinamentos, juntamente com a sua equipe;
Ter uma boa gestão financeira, planejando e estabelecendo metas a serem atingidas;
Controlar os custos e a produtividade dos funcionários.
Ao adquirir uma franquia, o franqueado tem algumas vantagens, mas também passa por alguns desafios que fazem parte do sistema. As vantagens são:
Uso da marca testada e reconhecida no mercado;
Participação de uma rede e troca de experiências com franqueados;
Menores riscos, por ela já ter sido testada, e você tem o suporte na escolha do ponto, da implantação e da gestão;
Utilização de know-how, que reduz o tempo de implantação e os riscos de insucessos;
Orientação e apoio na administração do negócio (treinamentos).
Agora, vamos ver alguns desafios que encontramos no caminho. São eles:
A franqueadora vai verificar se o modelo está sendo corretamente aplicado pelo franqueado;
O franqueado terá que consultar e obter autorização da franqueadora toda vez que quiser tomar uma decisão (que esteja fora do seu alcance de gestão);
Pagamento dos royalties e taxas pela cessão e direitos de uso da marca;
Risco de insucesso (toda empresa está sujeita às incertezas do mercado ou até mesmo a erros de gestão).
Afinal, ser um franqueado de sucesso exige muito que você trabalhe em uníssono com a marca, isto é, com união. Além disso, exige também que você seja comprometido, organizado e se capacite como gestor.
Em resumo, você comprou uma franquia e vai ter que colocar “a mão na massa” para fazê-la prosperar. Vai ter que, muitas vezes também, investir no marketing local, dar treinamentos constantes aos colaboradores, fazer capacitação e sempre inovar.
Muitos franqueados fracassam porque acham que compraram uma franquia e não vão ter mais que trabalhar, e que a franqueadora vai dar o know-how e todo o processo que eles precisam para serem executados. Sinto lhes dizer que, se pensarem assim, então já estarão começando errado, pois vi muitos franqueados fracassarem por esse motivo, mas não é só esse que pode te levar ao fracasso. Veja outros:
Falta de gestão financeira, em que o franqueado comete erros de investimento, ficando inadimplente, então abandona o negócio antes mesmo que tenha chance de dar certo.
Enfim, para se ter sucesso em uma franquia, o franqueado precisa estar engajado e saber que ela vai exigir muito empenho, habilidade, conhecimento e um bom planejamento do negócio. Isto é, o sucesso de uma unidade não depende somente da franqueadora, mais do que isso, pois o franqueado irá gerenciar o negócio e será o responsável pelos resultados.
Portanto, para se tornar um franqueado de sucesso, invista em treinamentos de liderança e comportamento, treinamentos de gestão de pessoas e gestão financeira. Por fim, agora que você já possui todas as informações de como ser um franqueado de sucesso, não há mais desculpas para obter péssimos resultados. Invista em você e faça sua franquia prosperar!
Leia também: Líder Eremita: o que é e por que esse tipo de líder está deixando de existir?
Endereço
Rua Serra de Botucatu, 878/880 – Conjunto 1604
Vila Gomes Cardim – São Paulo/SP
CEP: 03317-000
Contato Comercial
(11) 98136-3938
E-mail
comercial@escolae3.com.br