Saúde Mental e Ambiente de Trabalho

10/03/2021 Raimundo Ribeiro

SAIA! A vida é muito curta e nenhum trabalho vale sua sanidade.

Um amigo me ligou para me atualizar sobre sua atual situação profissional. Me comunicou que não estava mais lá e que era uma separação mútua. Ele sentiu que simplesmente não se encaixava mais na cultura e que seus talentos e contribuições não eram valorizados ou apreciados.

Mais importante ainda, ele não estava mais apaixonado pelo trabalho. A situação foi desmoralizante e impactou negativamente sua confiança e autoestima. Embora ele ainda não tenha outro emprego, ele fica aliviado por estar longe da toxicidade enquanto pensa em seu próximo passo.

Certamente posso me relacionar com a história dele, pois tive uma experiência semelhante que, francamente, não foi boa para minha saúde física e mental! Isso destruiu minha energia, criatividade e me encheu de ansiedade.

Se você está atualmente em um trabalho que o está deixando infeliz, talvez seja hora de tomar coragem e renovar o currículo, criar um plano de saída e correr para a saída mais próxima, como se literalmente sua vida dependesse disso.

No meu artigo viral do Linkedin:

“Nunca Subestime a má Liderança e o Impacto de Trabalhar em um Ambiente Contaminado”, falo sobre ambientes de trabalho tóxicos, e, confesso que fiquei impressionado com a quantidade de comentários e referências a traumas infligidos a pessoas no local de trabalho por má liderança.

Se você pode se relacionar, não está sozinho. Estudo da Gallup revelou que o Brasil só perde para o Japão em número de profissionais estressadosO mais grave é que 25% dos colaboradores considera o seu emprego a primeira razão de estresse nas suas vidas.

Pessoas que lutam para sair da cama e ir para o escritório todas as manhãs. Muitos estão em empregos em que nunca tiveram paixão pelo trabalho, ou a paixão evaporou, e o trabalho simplesmente se torna apenas um salário.

Para piorar a situação, alguns estão em ambientes de trabalho tóxicos e hostis. Infelizmente, muitos se acostumaram à toxicidade e disfunção que consideram normal!

Lembre-se você como líder é responsável pelo ambiente de trabalho que quer para sua equipe.

Estudos mostram que os ambientes contaminados são construídos, principalmente pela má liderança. Para criar ambientes de trabalho saudáveis, onde pessoas e organizações possam prosperar, precisamos de mais líderes e menos agressores! É fundamental que as empresas abandonem o modelo antigo de dominação e controle e o troquem por um que seja mais produtivo e menos tóxico para todos.

Chegou a hora dos líderes reais se levantarem!

Um ambiente saudável é essencial para manter uma empresa com alta produtividade, produzindo satisfação, bem-estar, comunicação sincera, segurança psicológica, impactando em boas relações entre os líderes e os colegas de trabalho.

Para formar um ambiente saudável é necessário:

Por outro lado, se você tiver um bom e verdadeiro líder, aprecie-o, bons líderes são capazes de empoderar, energizar e como consequência levar uma organização e pessoas a novos patamares.

Raimundo Ribeiro
Educador Executivo