Qualidade no trabalho e Crescimento Profissional

16/12/2020 Raimundo Ribeiro

Crescimento profissional e qualidade do trabalho executado estão diretamente ligados.

Realizar um bom trabalho vai muito além de simplesmente cumprir suas funções diárias. Essa é a tarefa básica de funcionário, ou seja, o mínimo que todos devem fazer em seus cargos e funções. Para se destacar entre todos, no entanto, é preciso ir além, e se esforçar para que o seu trabalho seja o melhor possível.

Fatores como o interesse, esforço e empenho do profissional — somados à capacitação e competência — influenciam diretamente e determinam a execução das tarefas. Além disso, a constante busca por aprimoramento indica a qualidade de seu trabalho.

Qualidade no trabalho e crescimento profissional: como funciona essa relação?

Atualmente, empresas e recrutadores têm buscado cada vez mais profissionais altamente qualificados para compor o seu quadro de colaboradores. Isso porque estes estão entendendo, que, para que uma organização tenha sucesso em seus negócios, é necessário contar com um time completo e preparado, para enfrentar os desafios do dia a dia, com comprometimento, dedicação e bastante esforço.

Muito mais do que capacitação técnica e operacional, para lidar com estes desafios, obstáculos, com a pressão pela entrega de resultados, entre muitos outros fatores, é necessário ter certas habilidades comportamentais, que somente o tempo, a experiência e, novamente, o esforço do indivíduo, em querer aprender e aprimorar-se cada vez mais, podem lhe proporcionar.

Todos estes fatores, e outros tantos, vão permitir e contribuir para que o profissional faça um trabalho com a qualidade que as empresas esperam e têm buscado.

Com isso, as chances de que este indivíduo se coloque na rota para o crescimento em sua carreira, aumentam de forma significativa, já que, ao ajudar a empresa, entregando suas demandas com excelência e sempre buscando ir além do que suas funções e cargo pedem, este, com toda a certeza, irá se destacar perante os outros profissionais.

A partir do momento que você faz o que precisa fazer e muito mais, você passa a ser visto e é lembrado quando surgem oportunidades, que vão lhe trazer benefícios, não só dentro da empresa para a qual presta serviço, mas fora dela também, uma vez que o seu nome começará a se destacar no mercado.

Alguns fatores que influenciam na qualidade do trabalho:

• Curiosidade
  • Novas Habilidades
  • Humildade
  • Atitude / Proatividade
  • Resiliência
  • Automotivação
  • Paixão pelo que faz
  • Senso de Urgência

Como você vê a si mesmo?

A forma como você se vê influenciará a maneira como os outros o enxergam.

Querer ser quem não é, tentar agradar a todos, ser você mesmo, não deixar que nada o influencie, ter personalidade, tudo é notado! O que devemos levar em consideração quando refletimos sobre nossa imagem? Dois fatores muito importantes:

Aquilo que você pensa sobre si mesmo se converte em realidade, você querendo ou não. Tudo que passa pela sua mente se manifestará de alguma forma, por isso pense positivo e deixe o negativo em um lugar afastado. Pensar positivamente sobre si mesmo será muito benéfico.

A beleza é criada no interior. Todas as coisas boas, tudo que é positivo, tem que sair de você, não de outra pessoa. Por que se esconder? Manifeste seu verdadeiro eu, pois às vezes queremos ser quem não somos. Aceite-se, aceite sua beleza e manifeste-a.

Você acha que é um bom profissional? Consegue enxergar em você mesmo um profissional de sucesso?

De repente sim, de repente não. Reflita sobre isso um pouco!

Antes de qualquer qualidade, a confiança parte de você. Se você não acredita ser um bom profissional, que ao deixar a empresa que trabalha hoje fará falta, você precisa repensar o seu plano profissional.

Sentir-se um bom profissional, nada mais é que acreditar em si mesmo e passar confiança aos outros, saber e mostrar para os outros que você não fica em zonas de conforto, que você trabalha duro (às vezes sem ninguém ver, na sua casa até altas horas).

Saiba que o pior de tudo é “viver por viver” ou “trabalhar por trabalhar”. Você deve perguntar a si mesmo: Eu faço a diferença onde estou hoje?

A melhoria e manutenção de nossa imagem devem ser com pequenas atitudes e conquistas diárias, formando uma base sólida para consolidar e firmar como as pessoas nos veem.

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. (Luís Fernando Veríssimo)