O Que NÃO é Liderança?

20/01/2021 Raimundo Ribeiro

Liderança não é controlar e culpar; Trata-se de dar responsabilidade e cuidar de pessoas

“Faça o que eu digo e não como eu faço” é o que eu cresci ouvindo muito de alguns daqueles que foram designados como líderes em minha vida.

Eu usei a palavra designada porque não as escolhi como meu líder. Eles foram escolhidos para mim.

Liderança não é sobre controle

A liderança do tipo comando e controle que reinou no passado – não estou dizendo que funcionou bem – só que está se extinguindo.

Controle, intimidação e ameaças criam um ambiente de trabalho tóxico: um ambiente baseado no medo.

O medo inflama nossa resposta de conflitos ou fuga. O medo extingue a confiança. A confiança é o combustível necessário para que os funcionários criem, inovem, produzam e prosperem.

Vamos lá:

As perspectivas aspiram a trabalhar com e para líderes que investem em seu desenvolvimento e crescimento. Os funcionários seguirão um líder em quem possam confiar.

Líderes que insistem em manter o passado estão criando gargalos. Se você acredita que não precisa mudar – você é o gargalo.

A única maneira de melhorar o local de trabalho é enfrentar como realmente é hoje.

É hora de ter conversas honestas, desafiadoras, autênticas, vulneráveis e compassivas. Conversas que constroem confiança e entendimento. Conversas que abrem portas para o crescimento e um caminho coeso e sustentável.

O que aconteceria se tivéssemos a oportunidade de escolher nossos líderes?

Eu me pergunto que porcentagem daqueles que tivemos que “seguir” teríamos escolhido.

Pense nisso: Como ser o líder que todos querem seguir.

Pessoas com habilidades adequadas ao futuro provavelmente ignorarão uma empresa apaixonada pelo passado.

Grande liderança não é sobre controle. Grande liderança é cuidar de seu pessoal e torná-lo melhor. Responsabilidade só se dá a quem queremos ver evoluir. A grande liderança não é baseada no ego; é ecológico.

Os líderes que são emotivos serão os que outros querem seguir, porque possuem alto nível de inteligência emocional.

Eles são mais hábeis na tomada de decisões, gerenciamento de relacionamentos e desempenho no trabalho.

Como resultado, aqueles que os seguem o fazem por causa do que veem neles.

Quem não gostaria de seguir um líder como esse?

O desafio é se tornar esse tipo de líder.

Bons líderes fazem as pessoas sentirem que estão no centro das coisas, não na periferia. Todo mundo sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centralizadas e isso á sentido ao seu trabalho.

Warren Bennis