O que é venda limpa

02/03/2020 Camila Leal

Desde que o mundo é mundo, TUDO É VENDA!

Do mesmo modo que os homens das cavernas e os sumérios, se organizavam em grupos e estabeleciam relações comerciais, tendo como objetivo sua sobrevivência e desenvolvimento enquanto civilização, vendedores e empresas se unem a fim de garantir que seus objetivos sejam alcançados.

Vendedores sendo parceiros das empresas, visando o real bem-estar do cliente. Este é o mundo ideal.

A cada dia que passa, o mercado exige das empresas que se busquem parceiros comerciais que sejam engajados em ofertar, através da venda limpa, relações comerciais que gerem confiança e que tragam valor a marca, empresa, organização.

Mas, o que é venda limpa? E mais importante. Qual o impacto financeiro que a venda limpa pode trazer às organizações?

Venda limpa é aquela que fazemos com integridade, honestidade, sem entrelinhas e/ou subterfúgios, que gera valor tanto para o cliente, que tem suas reais necessidades atendidas, quanto para o vendedor/empresa, que fideliza sua carteira. Portanto, é conceitualmente a venda com integridade e honestidade.

Na venda limpa o vendedor e a organização a qual ele representa naquela negociação, tem a preocupação de entender que nem sempre vender mais é vender melhor e com qualidade.

Uma venda sem qualidade, ou seja, sem integridade, pode até resolver momentaneamente o problema da empresa, já que ela terá seu faturamento e suas metas atendidas naquele momento, mas a médio e longo prazos, fatalmente trará problemas futuros já que o vendedor não foi assertivo.

Pode até ser óbvio, mas o consultor de vendas tem que oferecer uma solução para ambas as partes, não um problema.

Do que adianta vender aquilo que o cliente não precisa?

Isso só vai trazer prejuízo não só financeiros, mas também de imagem para a empresa e pior, você poderá nunca mais vender para aquele cliente. Ao passo que quando somos íntegros desde o início da negociação, evitamos tais prejuízos uma vez que houve a preocupação de alinhar a necessidade do cliente com o que a empresa pode oferecer.

Igual responsabilidade deve ter a empresa no treinamento de seu time de vendedores já que é ela que estabelece o tipo de relacionamento que quer ter com seus parceiros comerciais e, porque não dizer, com a sociedade.

Na visão organizacional do mundo atual, não é aceitável que empresas cobrem de seus consultores resultado a qualquer custo. Hoje, há a percepção de que há mais prejuízos financeiros neste tipo de comportamento do que eventuais ganhos.

Vale a reflexão

Quantas empresas faliram por causa da cultura da venda sem qualidade? Quantas empresas tiveram seus resultados financeiros afetados negativamente por isso? Qual foi o preço pago por não se praticar a cultura da venda limpa?

Essas questões, embora pareçam subjetivas inicialmente, nos ajudam a entender que a cada dia que passa é mais importante vender com integridade do que simplesmente bater meta.

A venda limpa, com honestidade é a chave para o sucesso de qualquer relação comercial e condição indispensável para a sobrevivência num mundo cada vez mais global e competitivo.

Imaginemos o prejuízo de um cliente que compra aquilo que não precisava. Da mesma forma, imaginemos os lucros que se podem vir de uma venda limpa. Menos processos, menos retrabalho, menos tempo e, consequentemente, mais retorno financeiro.

Sendo assim, quanto mais claros, assertivos, honestos e íntegros formos na venda, mais valor agregamos aos nossos parceiros comerciais garantindo assim, a sobrevivência de ambos, Vendedor e Organizações num mundo cada vez mais competitivo.

Dessa forma as organizações que transmitem esses valores para seus vendedores, investindo para isso em treinamento da mão de obra, com intuito de criar uma nova cultura de vendas, a venda limpa, terá um importante diferencial competitivo, certamente com ganhos financeiros bastante relevantes.

O vendedor que entender que já não é mais possível vender sem integridade e honestidade, estará contribuindo para o desenvolvimento total da empresa a qual é parceiro, através da qualificação da venda e, por consequência, contribuindo para o aumento do retorno financeiro esperado dele.

Portanto, pensar fora da caixa, não ter medo de quebrar paradigmas e se reinventar, através da venda limpa, com integridade e honestidade é a chave para o sucesso nas relações comerciais nos dias atuais.

Para finalizar… TUDO É VENDA, mas que seja VENDA LIMPA!