O modelo de gestão participativa e os seus benefícios

24/08/2022 Geani Vieira

A palavra “urgência” ou o vulgo “pra ontem” tem se tornado cada vez mais frequente dentro das nossas empresas. O aumento da concorrência, a falta de matérias-primas, de mão de obra qualificada, a necessidade de estoques cada vez mais enxutos, a desorganização dos processos e a ansiedade dos gestores são alguns fatores que acabam fazendo com que quase todas as tarefas sejam “urgentes”!

Este movimento resulta em projetos mal planejados como fábricas construídas e paradas por falta de uma licença, serviços que não vendem, falta de máquinas suficientes para produções, ou o que é pior: “esquecimento” daquela necessidade básica do cliente que gera devolução e insatisfação, além do adoecimento dos nossos profissionais.

Mas como lidar com tantas dificuldades e problemas que surgem a todo momento? O modelo de liderança centralizadora deixou de ser (na literatura) o modelo mais adequado a ser aplicado, no entanto, o que vemos hoje dentro de muitas organizações são gestores quebrando a cabeça para encontrar a solução para praticamente tudo naquele famoso “deixa que eu resolvo”.

A gestão participativa faz parte das organizações que “enxergam” nos seus muitos profissionais uma fonte de conhecimento e um potencial riquíssimo a ser explorado. Estas organizações estabelecem ferramentas e métodos que possibilitam o envolvimento de todos os profissionais no estudo das soluções de problemas e na proposta de melhorias e inovações.

Este modelo de gestão envolve desde o nível operacional até o estratégico, gerando valor para a empresa através de uma simples organização de setor até a implantação de sistemas e inovações robustas que resultam em redução de desperdícios e retrabalhos, aumento da produtividade, otimização dos processos e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

O modelo exige da empresa três aspectos importantes:

• Processos estruturados com a definição e divulgação dos objetivos;
  • Cultura voltada para a escuta ativa e a abertura de espaços para comunicação.
  • Envolvimento permanente da liderança no sentido de mobilizar as pessoas para participação.

Várias são as formas de praticar a gestão participativa, iniciando pela mudança de atitude da liderança no dia a dia:

• Delegando funções e responsabilidades;
  • Envolvendo a equipe no processo decisório da área;
  • Estimulando o compartilhamento de experiências entre os liderados.

Além das atitudes, existem programas formais de gestão participativa que vão desde uma simples caixa de sugestões até programas estruturados como o CCQ, Equipes Kaizen, entre outros.  Abaixo seguem algumas dicas para o sucesso na implantação destes programas:

• Planeje o passo a passo da implantação;
  • Divulgue os objetivos e as regras do programa;
  • Estabeleça formas de reconhecimento (monetárias ou não);
  • Faça benchmarking conhecendo a experiência de outras empresas.

Minha experiência de mais de 20 anos com a gestão de equipes de melhoria mostra que os benefícios deste modelo são imensos. Dividido entre quantitativos – com a redução de custos, otimização de processo, implantação de inovações – e qualitativos – como desenvolvimento constante dos profissionais em conhecimentos, habilidades e atitudes. Experimente!