Os melhores líderes inspiram lealdade e o engajamento da equipe

03/02/2021 Raimundo Ribeiro

Estar preso no trabalho com o qual não está comprometido e constantemente procurando por validação – se esta é a história da sua vida ou da equipe com a qual você trabalha, você precisa fazer algumas mudanças sérias. Não apenas para ser notado, mas porque o futuro da sua organização depende disso.

Ao mesmo tempo, também notamos que a maioria dos líderes estão desligados de sua equipe, focando apenas na agenda organizacional. Eles comunicam sua visão de forma eficaz e dão muitas palestras motivacionais de alta energia, mas no final do dia, eles não conseguem fazer os membros de sua equipe se sentirem mais seguros no local de trabalho.

As organizações desejam empregadores e funcionários que sejam leais.

Quando empregadores e funcionários são leais uns aos outros, a satisfação, a produtividade e a lucratividade da empresa aumentam.

No local de trabalho, existem aqueles que promovem a confiança e conquistam lealdade e aqueles que abusam da confiança e da lealdade para obter ganhos pessoais. Aqueles que comandam a lealdade daqueles ao seu redor por causa de seu título, e aqueles que conquistaram a lealdade ganhando a confiança e o respeito de seus funcionários.

Cuidado: Algumas empresas abusam de seus funcionários leais, pedindo-lhes que façam mais do que outras. Nunca force uma pessoa leal a ponto de ela não se importar mais.

A diferença na lealdade é se um funcionário está seguindo as ações de um gerente ou de um líder.

Em definição, lealdade é um forte sentimento de apoio a uma pessoa, lugar ou causa. É uma característica intrínseca baseada nas emoções e no compromisso de uma pessoa.

Compartilho com vocês algumas dicas sobre como inspirar o trabalho em equipe e o comprometimento da equipe. Vamos lá.

Concentre-se na importância, não apenas no sucesso:

Ajudar seus funcionários a ter sucesso é bom, mas não é inspirador o suficiente por si só. Encontre maneiras de ativar os talentos naturais de sua equipe de forma que eles se sintam mais responsáveis em relação ao trabalho. Concentre-se em algo que seja mais significativo – e duradouro.

Acredite na aprendizagem:

Muitas equipes estão cansadas de apenas ouvir o que fazer. O que eles realmente esperam é aprender e permanecer relevantes. Eles querem coaching contínuo e líderes que realmente prestem atenção.

Promova a inovação:

A maioria das equipes querem causar impacto. Portanto, permita que eles façam parte das discussões baseadas na inovação. A iniciativa é importante, mas estar lá onde as ideias ganham vida é mais emocionante e significativo. E isso os inspira a atuar.

Dê respeito, não apenas reconhecimento:

Pense além da apreciação e do elogio básicos, encontre maneiras de demonstrar respeito e admiração pelo trabalho de sua equipe. Quando sua equipe perceber que é respeitada, ela se inspirará em seu exemplo.

Mostre confiança, não apenas transparência:

Em última análise, todo relacionamento (pessoal e profissional) é baseado na confiança. Aumente sua capacidade de ganhar confiança no local de trabalho. Mostre à sua equipe que você acredita neles. As equipes ficam inspiradas quando sabem que seus líderes acreditam nelas.

Muitas vezes, os funcionários demonstram lealdade ao seu supervisor porque foram ensinados que estão sempre certos – que é o caminho deles ou o caminho certo.

Lealdade nem sempre é dizer sim

Um exemplo de lealdade é quando os funcionários procuram a ajuda de seu supervisor.

No entanto, se a ajuda não for fornecida, os funcionários ficam frustrados e julgam a eficácia de seu supervisor, resultando em uma perda de lealdade.

Para que a lealdade esteja presente, os funcionários precisam se sentir seguros.

Quando há uma conexão pessoal, as pessoas ficam mais inclinadas a ir além. Os relacionamentos são a base da liderança. O que significa que a lealdade precisa começar com o gerenciamento.

Então, qual é a sua fórmula de liderança para inspirar comprometimento?

Todos nós somos todos mais inteligentes do que qualquer um de nós