Pare de fazer Marketing e seja autêntico!

10/11/2021 Fernanda Assis

Em um mundo em que nada se cria e tudo se copia, gostos e tendências estão se tornando cada vez mais homogêneos. Ser autêntico em uma sociedade como a nossa não apenas é difícil, é raro! No entanto, guarde essa frase: “O raro é super valorizado!” Seguindo esse pensamento, vamos falar mais sobre isso adiante.

O que é essa tal de Autenticidade?

Ser autêntico é despertar a consciência para a expressão genuína da própria personalidade.

É a garantia de que você é quem diz ser, agindo de forma espontânea e natural nas suas relações. É não ter medo de ser verdadeiro, mesmo que isso não agrade a todos. É aceitar/honrar sua história e vivenciá-la no seu dia a dia. É fazer escolhas e ter atitudes de acordo com seus valores e crenças. Logo, se entendermos que as pessoas se relacionam com outras e não com marcas, precisamos atribuir aos negócios características humanas.

Entenda a diferença entre Marketing Tradicional e Marketing Autenticidade

Toda estratégia de marketing começa com a descrição de uma persona, que é aquele cliente ideal que a empresa deseja impactar com os seus serviços e/ou produtos. Ao imaginar essa persona, pensamos nos seus desejos e necessidades e, a partir daí, tentamos criar um discurso para impressioná-la.

Contudo, você deve estar pensando: o que tem de errado nisso? Nada, desde que a mensagem transmitida seja verdadeira, mas será que oferecemos para os clientes algo realmente único e original?

No marketing tradicional, buscamos despertar o interesse do cliente pelo nosso produto/serviço, entre o mar de opções oferecidas pelo mercado. Já no marketing com autenticidade, despertamos naturalmente seu interesse pela nossa história, pela nossa causa. Assim, é o cliente que nos escolhe e não nós que escolhemos o cliente. Percebe a diferença?

A venda, como fica?

Toda empresa precisa vender para pagar as contas no fim do mês e ninguém pode ignorar isso. Só que fazer marketing com autenticidade não vai trazer retorno imediato para o negócio, porém, a médio e longo prazo seus resultados serão mais consistentes, porque os clientes virão até você por vontade própria. Também eles estarão dispostos a pagar um pouco mais por isso, afinal, o que é raro, é super valorizado. Lembra do que eu disse no início deste artigo?

Vou te dar alguns exemplos de marcas bem conhecidas que, há algum tempo, adotaram o marketing com autenticidade e, hoje, colhem os frutos do seu pioneirismo: Nike, Apple, Reserva, Starbucks, Natura, Cacau Show e, claro, a nossa Escola E3. Entenda, sua história e sua causa não ganharão adeptos da noite para o dia, portanto, é preciso fazer a migração do marketing tradicional para o marketing com autenticidade aos poucos. Essa é uma jornada sem volta e não tem atalhos.

Então, empresas que buscam o caminho mais rápido, tentando replicar nos seus negócios os mesmos feitos da concorrência, estão com os dias contados, pois perceba que os consumidores já estão dando prioridade para produtos/serviços que lhes proporcionem algum significado, conectem-se à suas ideias e faça alguma diferença para o mundo. É preciso ter coragem para seguir neste caminho, mas, se você ainda está em dúvida se deve segui-lo ou não, quero lhe fazer uma pergunta: até onde podemos chegar na sombra dos outros? Os passos rumo a autenticidade serão revelados nos próximos artigos, mas, antes de encerrar, quero fazer mais uma provocação: como ser autêntico, sem saber quem eu sou?

Até breve!

Fernanda Assis é coordenadora geral da Agência Propagare Marketing Digital e Educadora Executiva, com 10 anos de experiência em comunicação e marketing.