Líder com H

14/04/2021 Fábio Donato

Líder com H

H de respeito, H de generosidade, H de altruísmo, H de gentileza, H de paciência, H de humildade, H de autenticidade, H de integridade, H de vulnerabilidade, H de honestidade, H de justiça, H de comprometimento e, por tudo isso, que se faz o H do líder ser H de humano!

Um ser humano com valor central no amor, não expressado pelo sentimento, mas sim pelos comportamentos e escolhas.

O ato de amar em liderança é estar disponível aos outros. É servir, identificando as reais necessidades, objetivos e desafios, com o propósito genuíno de fazer o bem.

Fazer o bem é cuidar de gente como ser humano, e não gerenciar as pessoas como meros recursos. É fazer bem feito tudo aquilo que realmente precisa ser feito e gerar resultado para o negócio.

É criar valor às pessoas que fazem parte desta relação, saindo do modelo egocêntrico e impactando positivamente o ecossistema, exercendo assim o papel do H do líder.

Servir para ser um líder de resultado, como agente de valorização do negócio. É ter como função primordial a provocação – no sentido de despertar para caminhar com excelência – e que tem na sua natureza o valor de importar-se com o outro, assim como com o lucro.

E, principalmente, é fazer com que as pessoas sob a sua liderança saiam dessa experiência ainda melhores e mais felizes.

Por isso, o líder com H adota um modelo de gestão diferente do que se tem como “padrão” no mercado. Uma gestão além do resultado prioriza o processo com felicidade.

Ela pode ser representada pelo seguinte esquema:

Pontos a serem destacados nesta “equação”:

1- Entender que existe uma relação de causa e efeito neste processo e que as empresas são resultado de trabalho de pessoas, que é determinado pela performance e a capacidade de alcançar o resultado desejado com eficiência. Quando o seu olhar muda dos números para as pessoas, você ajusta todos os problemas e consegue se tornar um líder melhor. E um dos papéis mais importantes do líder com H é contribuir no engajamento das pessoas para a conquista destes resultados com sustentabilidade!

2- Conceito básico da evolução nos negócios: não se pode esperar performance e resultado sem gerar desenvolvimento! Portanto desenvolver não é uma escolha. Cabe ao líder criar possibilidades para que seus colaboradores construam o seu próprio conhecimento e aprendizado, trazendo à tona o melhor de cada integrante do time tendo como foco os seus pontos fortes.

3- O “quem” da equação nunca é individual. Os resultados só aparecem quando priorizamos o trabalho com o time, cultivando a colaboração e contribuição de todos, permitindo uma execução com progresso que leva ao sucesso.

4- O fator que multiplica o resultado é a felicidade, construída a partir do trabalho em ambientes saudáveis. Manifestada quando se tem uma gestão humanizada, que se faz presente quando temos o encontro da efetividade com a afetividade. É encorajar para que cada membro do time jogue com seus pontos fortes, de modo que todos tenham a oportunidade de se tornar excelentes no que são bons. É a excelência humana atuando para que colaboradores excelentes realizem com maestria o extraordinário!

Estes fatores, somados à ética, valores essenciais, postura, transparência, ações e padrões estabelecidos pelo líder com H, são os que definem o nível da liderança e, consequentemente, os seus resultados.

Cabe ao líder com H estimular a excelência, definindo altos padrões para elevar o desempenho a novos patamares e afastando a mentalidade de mediocridade dominante nas organizações de que o “bom é suficiente”.

E ao mesmo tempo, criar um ambiente seguro, onde as pessoas são encorajadas a expor suas ideias, pedir ajuda, admitir erros e assumir os riscos da aprendizagem, permitindo que os colaboradores sejam eles mesmos. É uma expressão de liberdade com responsabilidade.

Por isso, é importantíssimo salientar: é antinatural que a organização não melhore por limitações pessoais da liderança.

Não é o que você fala ou quem você diz ser como líder, é o que você faz. E as pessoas veem quem você é pela forma como você faz!

Comportamento é uma escolha

Integridade é uma escolha

Humildade é uma escolha

Ética é uma escolha

Amor é uma escolha

Felicidade é uma escolha

Generosidade é uma escolha

Sejam quais forem as escolhas que você fizer como líder, elas farão você. Escolha com humanidade para ser um líder com H.

E para aqueles que chegaram até aqui, cabe uma advertência:

Não estou definindo o líder com H como um modelo, um padrão a ser seguido pela experiência e vivência de um líder bem-sucedido ou um profissional de destaque que foi modelado, assim, como muitos apresentam em livros, manuais, cursos e modismos sobre o assunto no formato enlatado, como um produto pronto para ser consumido.

Quase todos eles apresentam uma parte do todo, são fragmentos do que é a liderança com uma visão míope da realidade, porque um dos aspectos fundamentais é ignorado frequentemente: para ser um líder de sucesso, devemos entender o estilo de ser, a maneira de cada um pensar, sentir e agir, respeitando a sua essência, singularidade, aptidões, desafios e as suas reais necessidades de acordo com o contexto organizacional, entendendo o nível de maturidade do seu time e o cenário externo em que o líder está inserido.

Ou seja, liderança é uma questão situacional e que exige construção própria. Ela não vem pronta, nem acabada – é um processo dinâmico e de melhoria contínua.

Se existe uma fórmula, cabe a cada líder desenvolver a sua, podendo sim, ser moldada pelas características universais e gerais da liderança humanizada apresentadas aqui.

O diferencial de ser um líder com H é tocar o coração dos seus liderados, inspirar comportamentos de alta performance e impulsionar o potencial das pessoas na conquista de melhores resultados.

Portanto, desenvolva o seu líder com H que o momento exige sendo você mesmo.

Conte comigo nessa jornada!

Fábio Donato – Educador Executivo