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Líder Assertivo: Liderança Centrada na Tomada de Decisão


13/01/2021 Raimundo Ribeiro

O mundo em que mergulhamos nos últimos dias, com o coronavírus, transformou o trabalho remoto — até então apenas uma possibilidade — em uma necessidade compulsória. Neste contexto uma liderança assertiva é fundamental.

Líder assertivo é questão de sobrevivência. Foco em resultado e respeito às pessoas são os dois pilares da liderança assertiva.

A liderança assertiva tem o poder de criar vínculos com a equipe, levando todos a fazerem o que é necessário para alcançar o resultado final, sempre se comprometendo voluntariamente com o sucesso.

Ser assertivo não tem relação alguma com estar certo ou errado, e diz respeito à forma com que cada indivíduo lida com problemas e defende suas opiniões, para uma tomada de decisão.

Mas como é possível se manter emocionalmente equilibrado para tomar as melhores decisões em um período de crise?

O que está em jogo é o jeito de ser e fazer da organização. Para uma cultura ser forte e saudável, dependemos menos de tendência e mais de coerência.

Qual o papel da cultura organizacional neste momento em que os líderes precisam gerenciar seus times de maneira remota?

O desafio agora não é mais escolher home office como opção coerente ou não com a cultura, mas como ferramenta necessária para conduzirmos boa parte das nossas interações e iniciativas profissionais.

A cultura deve servir de bússola quando, por exemplo, precisamos disciplinar o uso dos equipamentos, os horários para o trabalho remoto, as responsabilidades e autonomia dos colaboradores, a maneira de trocar feedbacks, orientar as equipes etc. Tudo deve estar embasado na cultura definida e declarada. Ou seja, é hora de demonstrá-la na prática.

Falando em cultura é muito importante identificar no quadro abaixo, qual a cultura de autonomia da sua abaixo:

Receio na tomada de decisões: Se você exerce uma função ou uma carreira que exige decidir coisas importantes, em curto prazo, e isso têm gerado estresse, fique atento. Estar sozinho dificulta ainda mais ter essa agilidade em buscar respostas. Em um local com outros profissionais, ou no próprio escritório, você pode trocar experiências e informações, tirar dúvidas e entrar em contato com detalhes técnicos para balizar suas decisões.

Do ponto de vista da estratégia, há algum ajuste a ser feito?

1 – Sim, enxugar os planos de ação. É melhor trabalhar um grupo focado de iniciativas de curto prazo. Pulverizar a atenção das pessoas em múltiplas iniciativas que trarão resultado apenas no longo prazo não é melhor prática para governar uma crise.

2 – Do mesmo modo, os debates precisam ser mais “pegados”, ou seja, o conflito produtivo precisa ser exercício diário. O líder precisa investir tempo, energia e paciência para discussões difíceis e conversas corajosas para produzir e testar ideias, em um ambiente de poucas certezas mas de muita experimentação e aprendizagem.

3 – Em um contexto de tamanha incerteza, em que nem sabemos o que virá mais adiante (de bom e de ruim), é ainda mais necessário ter gente com atitude de dono.

Estratégia para Tomada de decisões

 A tomada de decisão é o processo pelo qual se escolhe um plano de ação baseado em variados cenários, ambientes, análises e fatores para uma situação-problema. Ou seja, a tomada de decisão refere-se ao processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, em uma determinada circunstância.

Tomar decisões envolve a identificação do problema, bem como definir os critérios, analisar, escolher alternativas e verificar a eficácia da decisão.

Questões cruciais a se fazer antes da tomada de decisão:

  1. Qual o problema estamos no momento?
  2. Qual o resultado desejado?
  3. Quais opções e escolhas temos disponíveis?
  4. Quanto tempo e quando devemos decidir?
  5. A quem irá participar e quem esta decisão irá afetar?
  6. Qual será a forma de comunicar a decisão tomada?

Fluxo da tomada de decisão

Imagem

Estilos de Tomada de Decisão

Estilo Autoritário ou Autocrático: Esse estilo se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões e por poucas consultas às opiniões dos membros da equipe.

Benefícios: Velocidade na tomada de decisão

Desvantagens: Perda da motivação e comprometimento dos afetados; Falta de contribuição de ideias e novas soluções; Limita o crescimento intelectual das pessoas.

Estilo Participativo: Esse estilo permite e incentiva a participação das pessoas que serão afetadas a com a tomada de decisão.

Benefícios: Motivação e participação das pessoas; Contribuição de ideias e comprometimentos das implantação das mesmas; Compreensão e percepção entre colegas e superiores.

Desvantagens: Diminuição da velocidade da tomada de decisão; Cuidado em ter muitas ideias de muitas pessoas e a reunião acabar sem nenhuma decisão.

Estilo Democrático: Quando a maioria decide, buscando maior aceitação da definição da ação. 

Benefícios: A maioria decide; Decisões rápidas de obter um caminho.

Desvantagens: Descontentamento da maioria; Rivalidade entre grupos (maioria x minoria).

Estilo Consensual: Quando a decisão é tomada por um comitê e/ou equipe multifuncional, pessoas de diferentes departamento opinam e analisam a situação, onde a aceitação é fundamental

Benefícios: Busca apoio unânime para as decisões; Geralmente participa pessoas chaves para esse grupo; Ideias de diferentes áreas da empresa.

Desvantagens: Demora na tomada de decisão sendo necessário mais de uma reunião.

Saber tomar decisões concisas é a principal habilidade de um líder inspirador. Toda decisão parte de um princípio cognitivo que leva em consideração dois fatores essenciais: razão e emoção.

Neste momento temos que dá importância de executar ações que estejam alinhadas com um planejamento sólido para garantir que a empresa alcance seus objetivos.

QUARENTA NÃO É FÉRIAS!!!

–       Olho no caixa: tenha disciplina financeira, negocie

–       Foco no planejamento e na tomada de decisão de curto prazo

–       Intensifique a comunicação com o time e, principalmente com o cliente

Não desmarque, não cancele suas reuniões, treinamentos, negociações…Mude a forma. Faça call, whatsapp, vídeo. Somente juntos vamos manter o mercado brasileiro aquecido, mesmo que numa velocidade diferente!!

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