O Que os Investidores Buscam nas Organizações?

30/12/2020 Raimundo Ribeiro

E vamos falar aqui sobre Governança Corporativa. Mas afinal, você sabe o que significa?

É como o nome já diz, é o governo da empresa.

A governança fornece parâmetros para o relacionamento entre sócios, gestores e demais atores de seus mercados econômico (de produtos e serviços) e financeiro (de ações e outros títulos), assim como definir políticas, normas e procedimentos para garantir direitos e definir responsabilidades.

Em uma empresa grande, o diretor presidente e o conjunto da diretoria executiva se reportam hierarquicamente ao conselho de administração. Este faz a governa corporativa, enquanto o diretor presidente e os demais diretores executivos a administram.

Este conselho é formado por membros eleitos pelos sócios ou acionistas e deve ser composto por pessoas que representem a diversidade de opiniões dentro da empresa.

A governança elabora o plano estratégico e fiscaliza o trabalho dos gestores de forma a facilitar a condução dos negócios, obter investidores, financiamentos e a realização dos resultados desejados.

Então vamos aos benefícios da implantação da uma Governança Corporativa:

• Descentralização de gestão e consequentemente, melhora no desempenho operacional;
  • Maior clareza no desempenho da função de cada um dos stakeholders (atores);
  • Alinhamento dos interesses de todos os membros da empresa;
  • Conhecimento antecipado dos riscos e oportunidades;
  • Auditoria dos processos;
  • Preservação do valor da organização;
  • Melhoria da imagem da empresa frente a sociedade e investidores.

A Governança é para minha empresa?

O tema Governança Corporativa tem interessado a empresas de todos os tipos – grandes,

médias e pequenas, privadas e públicas, listadas em bolsa ou não, familiares ou não – têm planejado implantar ou desenvolver uma estrutura de Governança Corporativa. Se sua empresa tem o objetivo de se manter no mercado e crescer, então a governança veio para ficar.

Ela surge quando a empresa deixa os traços familiares, saindo do conceito de “propriedade” para um ambiente mais profissional, com o conceito “social”.

Os investidores, tem observado muito se as empresas estão atuando com mais clareza nas tomadas de decisões e se tem preocupações ambientais e de inclusão social. E para implantar um sistema de Governança eficiente, alguns princípios são primordiais, são eles:

TRANSPARÊNCIA

Todos os “stakeholders” (comunidade, governo, parceiros, fornecedores, clientes, funcionários e acionistas) devem receber informações confiáveis e devem ter conhecimento da tomada de decisões;

EQUIDADE

Independente do nível hierárquico, todos colaboradores devem ser tratados com o mesmo respeito.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Todos os gestores devem prestar contas de seus resultados, sejam financeiros ou operacionais.

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO

Além de gerar lucros aos acionistas e perpetuar a longevidade, a empresa tem responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente.