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Humanização no Atendimento pode elevar a lucratividade da sua empresa


24/01/2022 Yasmin Almeida

Entenda a importância de colocar as pessoas como centro do seu negócio.

“Se você não entende de pessoas, então não entende de negócios.” Essa citação, de
autoria do americano Simon Sinek, é uma das frases que mais faz sentido na minha
vida, porque, hoje, grande parte das empresas ainda estão presas em um modelo
totalmente ultrapassado, em que o foco está no objetivo e nos números, e os
colaboradores vivem relacionamentos distantes e de subordinação com seus chefes.
Isso acarreta em quê? Em equipes desmotivadas, que não enxergam sentido no que
fazem, clientes – internos e externos – insatisfeitos e, consequentemente, um mal
desempenho financeiro.
Não importa o tamanho da sua empresa, ela tem um único objetivo: obter clientes e,
claro, com isso, obter lucro. Assim, se o seu negócio tem um problema, então ele está
ligado, provavelmente, a um desses dois pontos, direta ou indiretamente. Apesar
disso, não adianta esperar mudanças, fazendo o que se sempre fez. Ou seja, vemos
empresas ainda enraizadas em seus modelos corporativos antigos, sem enxergar que o
mundo mudou, e que o mundo está em constante mudança, o tempo todo. Portanto,
é necessário um ‘upgrade’ não só nos modelos, estruturas, culturas e processos, mas
também na mentalidade dos líderes.
Será que o mundo corporativo ainda não percebeu que o que mais importa para um
negócio prosperar é o ato de olhar para as pessoas? Um olhar mais humano para elas,
não há como fugir disso. Então, o nosso foco precisa estar no propósito, em gente e,
principalmente, em uma relação de liderança próxima, inspiracional e de
empoderamento; essa é a base de uma empresa que chamamos de humanizada. Ou
seja, de uma filosofia corporativa que traz inúmeros resultados, a começar pelo
aumento da lucratividade.
Agora, tenho certeza que possuo mais a sua atenção, pois, quando se fala de
empresas, no final das contas, o resultado financeiro acaba sendo o único fator
importante. Sim, um trabalho de humanização no atendimento, por exemplo,
proporciona o aumento de clientes, e não de clientes comuns, mas de embaixadores
que disseminam espontaneamente a sua marca. Isso, consequentemente, gera um
impacto nos números do negócio. Na minha empresa foi assim e acredito fortemente
que pode ser em muitas outras.
Assim sendo, quero transmitir tudo isso ao mundo e mostrar que a humanização no
atendimento gera – e muito – resultados, e é isso que vivo no meu dia a dia. Os seus,
ou os nossos, clientes são pessoas, assim como eu e você, que devem ser tratadas como pessoas, com histórias, crenças, valores, sentimentos, personalidades e vivências
únicas e particulares. Por isso, é essencial ter sensibilidade, empatia, acolhimento e,
principalmente, humanidade, mas, infelizmente, não é isso que vemos por aí. Tenho
certeza que você possui um, ou vários, episódios em que foi mal atendido em alguma
empresa, e que suas necessidades não foram atendidas ou que você simplesmente
não se sentiu único e especial para aquela marca. Sim, é dessa forma que os clientes
devem se sentir: ÚNICOS E ESPECIAIS, porque a pessoa está escolhendo – ou cogitando
escolher – a sua empresa dentre tantas outras. Ou seja, então ela merece ser muito
bem valorizada por ter depositado essa confiança em você, no seu trabalho.
Portanto, atender bem o cliente é o básico do básico, e temos que partir daí. Eles
precisam sair encantados, mais felizes, como melhores pessoas e sentirem a vontade
de indicar a sua empresa para todos de forma espontânea e genuína. Além disso,
precisam também virar embaixadores da sua marca, verdadeiros fãs.

Como isso é possível? A partir do Atendimento Humanizado. Vamos comigo?

Leia Também: Como ser autentico sem saber quem eu sou

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