BLOG

Gestão de carreira e autoconhecimento-Vertentes que caminham juntas


13/07/2022 Jorge César Souza

Todos nós, em nossa atividade profissional, devemos dar especial atenção ao nosso desenvolvimento técnico.
Isto é fundamental para a busca da excelência em qualquer atividade.

Tão ou mais importante que o aperfeiçoamento técnico é o desenvolvimento de nossa capacidade de planejamento de carreira.

Esta questão nos leva a uma reflexão que acredito nos ajudar a tomar decisões e planejar a nossa trajetória corporativa: em que posição profissional pretendo estar daqui 5 anos? Que resultado pretendo alcançar e quais habilidades, além da competência técnica, preciso desenvolver para atingir a posição pretendida?

As carreiras desenvolvem-se dentro de determinados padrões de ciclo de vida:

  • Preparação – momento em que o profissional busca uma preparação integral – inclusive nos aspectos sociais. Neste momento, ele busca caminhos que abrirão oportunidades futuras.
  • Início – fase em que se buscam experiências que possam levar a um futuro promissor, expondo sua qualificação e assumindo compromissos desafiadores.
  • Desenvolvimento – momento de usar toda energia e motivação para o crescimento, ganhando experiência estratégica. Aspectos relacionados à vida pessoal, tais como lazer e relações sociais devem ser levados em consideração. O desequilíbrio entre responsabilidades profissionais e sociais drena a energia fundamental para o crescimento.
  • Maturidade – hoje vivemos a fase da longevidade e, esta característica está presente também nas atividades profissionais. Nesta fase, o profissional continua desejando o crescimento e, em muitos casos, consolida uma posição fundamentalmente de gestor ou especialista. Isso significa que parte do tempo foi dedicada ao planejamento e parte do tempo foi empregada executando ou instruindo a execução para seus liderados diretos ou indiretos.
  • Declínio – esta é uma fase natural da vida e da carreira. Este é o momento da colheita dos frutos, que será produtiva se ocorreu uma boa preparação nas fases anteriores.

Acredito que a atenção que dispensamos ao exercício profissional deve ser tão importante quanto o desenvolvimento de nossa carreira que, na minha ótica, são coisas distintas.

Desenvolvimento do exercício profissional se refere a nossa evolução técnica, já a gestão da carreira se refere ao planejamento futuro, ou seja, avaliar o lugar em que me encontro e planejar a posição desejada.

É necessário vislumbrar não somente a posição futura, mas também o trajeto que devemos seguir para atingir tal posição. Isto é diretamente impactado pelas escolhas que fazemos e pelas ações que executamos.

No exercício de nossa profissão, assumimos posições de acordo com nossos conhecimentos técnicos, habilidades comportamentais e área de atuação, com nosso embasamento empírico e/ou científico.

Para sermos assertivos na administração da carreira, devemos buscar conhecimentos que, muitas vezes, não fizeram parte de nossa matriz curricular de formação. A busca por informações sobre administração, gestão financeira, gestão de pessoas, flexibilidade e liderança são algumas das competências que devem caminhar de forma paralela ao desenvolvimento técnico.

Ou seja: é fundamental adquirir conhecimento em áreas conexas e, na maioria das vezes, não adquirimos essas habilidades durante a graduação e tampouco em algum curso de pós-graduação.

Quem conhece as soft skills adequadas, defende-se melhor das ameaças da trajetória e aproveita as oportunidades.

O grande desafio é saber onde e como buscar informações relevantes nesse mar de conteúdo que nos cerca. Fundamental é ter método e disciplina.

Para se ter resultados congruentes com nossas metas, é preciso decidir quais são os tópicos relevantes para a evolução de carreira. Estude o assunto que considera relevante para seu desenvolvimento e estabeleça um cardápio de interesses. É impossível acompanhar tudo ao mesmo tempo.

Se não tiver foco, acabará por assimilar uma colcha de retalhos – que se tornará irrelevante e superficial. Catalogue as principais fontes de informação e com método e disciplina; evolua dentro desses tópicos.

Evolução técnica profissional e planejamento de carreira devem sempre andar lado a lado. Qualidade profissional e capacidade de gestão são habilidades que nos levarão a atingir sucesso, qualidade de vida e um possível futuro tranquilo.

Leia Também: A nova era horizontalizada impacta no universo corporativo

Voltar


NEWSLETTER
Inscreva-se para receber:

    Faça o teste e descubra o nível de engajamento da sua equipe.

    Escola E3

     

      CONTRATE
      NOSSAS SOLUÇÕES

      Endereço
      Rua Serra de Botucatu, 878/880 – Conjunto 1604
      Vila Gomes Cardim – São Paulo/SP
      CEP: 03317-000

      Contato Comercial
      (11) 3132-8262
      (11) 94574-5234
      (11) 98136-3938

      E-mail
      atendimento@escolae3.com.br