BLOG

Qual a Função Primordial do Líder?


10/02/2021 Fábio Donato

Primeiramente, peço licença a você para descrever esta função de uma maneira não convencional, mas personificada. Instigando à revelação pela seguinte provocação:

Sou poderoso. Transformo pessoas conformadas em inconformadas.

Sou essencial para o seu aprendizado. Te ofereço inúmeras possibilidades de desenvolvimento e grandes mudanças poderão ser reveladas. 

Eu te causo uma desobediência produtiva, uma insatisfação positiva, uma reflexão sobre a vida, mudando o seu olhar e visão sobre o trabalho e não o trabalho, mudando apenas a percepção de como as coisas são!

Te proporciono alcançar sua melhor versão! Elevo o seu padrão de exigência e te faço ir para o seu próximo Nível!

Te faço aflorar toda a beleza do ser humano.

Eu sou um convite para sua EVOLUÇÃO!

Então, você sabe quem eu sou? 

Muito prazer: eu sou o DESCONFORTO! e te convido a me abraçar!

Importante ressaltar que é um Desconforto Produtivo, quando provocado usa como combustível para se desempenhar melhor utilizando o máximo potencial.

Toda a beleza do ser humano consiste em tornar algo melhor do que se foi – Stefan Zweig

Desconforto faz bem, te tira da zona de conforto quando se tem a percepção sobre si e acredita que tem capacidade para fazer, e acredita no seu potencial. E por isso, vai se desenvolver para alcançar o seu objetivo.

Função Primordial do Líder

A função primordial da liderança é provocar o desconforto no sentido de despertar o caminhar para a EXCELÊNCIA, e ao mesmo tempo prover um ambiente seguro(segurança psicológica) onde as pessoas são capazes de pedir ajuda, expor suas ideias, erros e encorajadas a assumir os riscos da aprendizagem para que possam entrar em uma zona de alta performance nutrido pelo sentimento de realização.

Por outro lado, no desconforto improdutivo, quando se tem desafios, usa o incômodo para se vitimizar e se fechar. Não evolui, e, às vezes, até regride, achando ser incapaz de fazer.

Sua percepção é que não é capaz de fazer e não se desenvolve e fica estagnado. Não acredita na sua capacidade. E ficar parado traz a percepção de frustação que gera sofrimento. Sabendo que, se não aceitar o desafio e aproveitar a oportunidade não vai se desenvolver.

Qual o Papel do Líder?

O papel do Líder é provocar, desafiar, apoiar e desenvolver, ajudando as pessoas a terem melhores percepções sobre elas mesmas! É elevar o nível de consciência dos colaboradores acrescentando um propósito com desconforto para que o colaborador tenha consciência do porquê vale a pena ser incomodado e do porquê vale a pena aceitar o desafio.

O que não te desafia não te transforma, nós EVOLUÍMOS na medida em que nos desafiamos.

Muitas vezes o desconforto produtivo não vem, não porque o colaborador não acredita nas suas competências, mas porque não acredita que vale a pena em se desempenhar para esta organização, para esta equipe, para este trabalho. Porque o colaborador acredita que não vale a pena disputar um jogo intenso, que exige dedicação e muito esforço na conquista de resultados.

Como Líder, seja um Facilitador e um Provocador para instalar propósito nas pessoas. Seu papel é reconhecer o significado daquilo que você realiza e daquilo que o seu colaborador realiza.

Desconforto + Significado => passo importante para sua Evolução

Finalizo dizendo: muito prazer, sou Fábio Donato, Educador Executivo, especialista no desenvolvimento de Líderes com gestão humanizada. Sem romantismo, direto ao resultado! 

Foco na liderança humanizada para impulsionar o potencial dos Líderes para alta performance e resultado com bem-estar, qualidade de vida e felicidade no trabalho. 

É uma experiência no trabalho com felicidade impactada pela excelência humana na gestão e liderança!

Fábio Donato
Educador Executivo

Voltar


NEWSLETTER
Inscreva-se para receber:

    Faça o teste e descubra o nível de engajamento da sua equipe.

    Escola E3

     

      CONTRATE
      NOSSAS SOLUÇÕES

      Endereço
      Rua Serra de Botucatu, 878/880 – Conjunto 1604
      Vila Gomes Cardim – São Paulo/SP
      CEP: 03317-000

      Contato Comercial
      (11) 3132-8262
      (11) 94574-5234
      (11) 98136-3938

      E-mail
      atendimento@escolae3.com.br