Pare de Depender do Currículo para ser Contratado

14/10/2020

Aprender a montar um currículo competitivo é sem dúvida um ponto essencial e indispensável para quem está pensando em levar a sério a sua empregabilidade.

Mas, agora, o que tenho para te revelar é um segredo que quase ninguém te conta:

É possível parar de depender de um currículo para ser contratado.

Adquirir competências comportamentais é muito mais importante do que ter experiência acadêmica em seu histórico profissional, e isso é o que mais tenho repetido nos últimos 10 anos.

Aprenda a focar no que de fato IMPORTA!

70% a 80% de uma aprovação está relacionada ao seu comportamento.

Essa frase quer dizer o seguinte:

A falta de técnica, uma empresa resolve em 30 dias com o candidato aprovado trabalhando todos os dias ao lado de quem sabe. Mas o comportamento leva mais tempo pra ser mudado, e esse é o grande ponto.

Como obter bons resultados em uma entrevista de emprego?

Para obter bons resultados em uma entrevista de emprego, você precisa pensar no que dizer, como se apresentar, o que vestir, como organizar seu discurso e se preparar para a mais ampla gama de questões.

Mas o principal que você precisa enfrentar é o seu potencial contratante e provar que é competente para o trabalho oferecido, e isso é o mais difícil: convencer o entrevistador de que você é o mais adequado entre todos os candidatos.

Para que isso aconteça, existe um caminho lógico que pode servir como “manual” do desemprego ao emprego:

1. Saiba como se preparar para o momento da entrevista
  2. A entrevista de emprego pode ser estruturada por blocos, e você precisa saber quais são
  3. Finalmente, de cara a cara com seu entrevistador, saber como extrair o melhor

Esses sãos justamente os 3 pontos que abordamos na nossa série da Escola do Comportamento chamada “Do Desemprego ao Emprego”.

Conclusão

Finalizo com outra simples pergunta: de 0 a 10, quanto de atenção você está dando para o seu comportamento, em diversas áreas da sua vida?

Fábio Sartori
Educador Executivo