Um dos maiores desafios da atualidade é estimular uma cultura de protagonismo nas empresas, isto é, apoiar os colaboradores em sua reflexão sobre a própria carreira e aumentar a sua prontidão e proatividade diante dos desafios que surgirem.
Estamos muito acostumados, ainda, ao sistema de gestão baseado em comando e controle. As competências de adaptabilidade precisam ser constantemente estimuladas e é preciso “virar a chave” para as empresas desconectarem de uma cultura paternalista e pouco aberta ao diálogo.
É uma mudança organizacional necessária e inevitável que fará com que os indivíduos sejam empoderados para os seus próximos passos.
A seguir, vamos apresentar os passos necessários para revisar as práticas de RH e estimular o protagonismo dos líderes e das equipes, o que podemos chamar de Gestão Accountable:
Revisar as práticas de gestão que ainda estão nos modelos antigos.
Implementar uma nova estrutura de trabalho com modelos flexíveis, e dar autonomia aos funcionários.
Realizar pesquisas de clima e de aproveitamento interno e verificar a percepção sobre a carreira tanto dos líderes quanto dos funcionários.
Auxiliar na transição do modelo mental de comando e controle para o modelo de construtivismo para apoiar a evolução de carreira de suas equipes.
Oferecer desenvolvimento contínuo em competências importantes, exercitar a empatia, a colaboração, o saber ouvir e dar feedbacks, e estimular diálogos de carreira em todas as áreas.
Acompanhar o progresso por meio do desenvolvimento e do engajamento em protagonismo dos liderados. Aplicar uma avaliação 360° para verificar a percepção da equipe sobre a postura do líder.
Impulsionar o protagonismo na carreira.
Disponibilizar ferramentas e palestras que proponham e permitam reflexões que os ajudem a assumir o controle de sua própria carreira.
Aplicar testes de desempenho 360° que contemplem itens da carreira, do protagonismo e do accontability.
* Sem tradução adequada para o português, a expressão ACCOUNTABILITY tem a ver com responsabilidade, protagonismo, autonomia e coragem.
Basicamente, é uma gestão em que cada um precisa se responsabilizar pelas próprias tarefas, ser dono do próprio desenvolvimento e entender que sua atuação tem grande peso no sucesso ou no fracasso de um projeto.
O papel de gerir expectativas de crescimento num cenário de incertezas, definitivamente, não é uma tarefa fácil. Por isso, precisamos de pessoas com habilidades de liderança, de protagonismo, que sejam seguras e responsáveis, e que apoiem sua equipe e a estimulem e inspirem.
Empresas que contam com profissionais assim economizam em iniciativas de capacitação, reduzem custos de gestão e aumentam o nível de satisfação dentro da organização.
Jonnas Lima
Educador Executivo
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