BLOG

Coronavírus: Como Ajustar a Rota em Tempos de Turbulências?


20/03/2020 Alexandre Prates

Fico pensando em você, empresário, dono do seu pequeno negócio, com fluxo de caixa apertado, tendo que tomar decisões rápidas para sobreviver e, de repente, você é impactado por um vídeo nas redes sociais, cujo título é “Como superar a crise?“. 

Ao clicar, você é surpreendido por um belo cenário, onde um guru, dono da razão – imune a qualquer adversidade – lhe apresenta cinco passos para superar qualquer desafio. 

E, logo no primeiro passo, você já sente aquela vontade incontrolável de estrangular a tal figura, pois ele afirma que a saída para todos os seus problemas é “pensar positivo, inovar e vender lenço enquanto outros choram”.

Eu mesmo queria nesse momento poder utilizar uma fórmula mágica, mas como não acredito em atalhos, nem me dou ao trabalho de procurar. 

Também gostaria de lhe escrever um texto otimista, que me renderia muitos likes, mas que não me ajudaria em absolutamente nada, a não ser ter mais um problema para pensar: a incapacidade de aplicar a tal fórmula mágica.

Como Ajustar a Rota em Tempos de Turbulências?

Hoje fiz meu último evento antes de entrar em um período de isolamento com a família. Foi diferente, bem diferente do que eu estava acostumado até então. Me permiti não fazer a minha palestra e sim, conversar com as pessoas. Foi um momento profundo, sem firulas.

Transcrevo aqui a minha fala: 

Não existe oportunidade nessa crise, mas podemos sim, sair melhores e mais fortes dela – como ser humano, cidadão e profissional. 

Consequentemente, podemos nos fortalecer e evoluir como time e organização. Primeiramente, precisamos compreender que somos privilegiados por ter um emprego e nos isolar sem que isso interfira em nossos rendimentos. 

Temos 14 milhões de desempregados que não poderão desfrutar da mesma dádiva. A sua missão é não deixar a peteca cair. É redobrar a atenção, trabalhar o dobro e fazer valer os dias que lhe foram permitidos trabalhar remotamente. 

Faça por você, pela sua empresa, pelos colegas que estão no mesmo barco, pela economia do nosso país e, principalmente, pelas pessoas que sucumbirão se as organizações começarem a fechar e a nossa economia derreter. 

Trabalhar de casa significa otimizar o tempo de deslocamento e utilizar isso para se tornar ainda mais produtivo. Temos que fazer valer a dádiva que milhões de outras pessoas gostariam de estar vivendo neste momento tão delicado. 

Um gesto como esse vai muito além de bons resultados, isso invade a organização de bons exemplos e nos traz a crença de que podemos superar qualquer obstáculo. Por nós, pelos nossos colegas e pela sociedade.

A você, empresário e profissional autônomo que está fazendo as contas e pensando em como passar por essa crise sem quebrar, eu tenho algo a compartilhar:

Eu entendo perfeitamente a sua dor e queria ter uma saída rápida e fácil para lhe trazer nesse momento. Mas infelizmente eu não tenho!

A única coisa que posso lhe dizer é: peça ajuda. Pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza como muitos pensam, e sim um ato de coragem. 

Mar Calmo Nunca Fez Bom Marinheiro

É preciso muita bravura para assumir que estamos frágeis em um momento que tudo parece desabar em cima de nossas cabeças. Converse com a sua equipe e divida a responsabilidade, afinal, todos precisamos nos unir para passar por essa turbulência. 

Guardar as suas angústias somente para si, tornará esse momento mais desesperador do que ele de fato precisa ser. 

Da mesma forma, converse com a sua família, tracem uma rota juntos, organizem a casa e aproveitem esse momento para se unirem ainda mais.

E o mais importante: se você estiver em condição de contribuir com alguém, contribua. Da forma que puder.

A Escola E3 vai contribuir da forma mais genuína que conseguimos: com educação. Como eu disse, não temos a fórmula mágica para todos os problemas, mas o conhecimento tem o poder de elevar a nossa alma. 

Se precisar conversar, nos escreva. Vamos passar por isso juntos. 

Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para atender a todos, nem que precisemos fazer lives, webinários, produzir conteúdos e disseminar o nosso conhecimento da maneira mais democrática possível.

Força!

Voltar


NEWSLETTER
Inscreva-se para receber:

    Faça o teste e descubra o nível de engajamento da sua equipe.

    Escola E3

     

      CONTRATE
      NOSSAS SOLUÇÕES

      Endereço
      Rua Serra de Botucatu, 878/880 – Conjunto 1604
      Vila Gomes Cardim – São Paulo/SP
      CEP: 03317-000

      Contato Comercial
      (11) 3132-8262
      (11) 94574-5234
      (11) 98136-3938

      E-mail
      atendimento@escolae3.com.br