Você no Controle: Como ser o Protagonista da sua Vida?

11/11/2020 Raimundo Ribeiro

Que tal experimentar a vida como um jogo em que o objetivo principal não é simplesmente vencer, mas continuar jogando e atingir resultados cada vez melhores?

Jogadores nunca esperam sentados, adoram ser desafiados por missões imponentes. Todos jogadores são recursos humanos, onde podemos usar esses poderes no mundo real.

Perguntei aos meus filhos de 8 e 15 anos, porque eles gostam de jogar videogame e a resposta foi que no jogo eles estão no comando e fazem o que quiser! JÁ PENSOU NISSO?

VIDA REAL:

Quando enfrentamos um OBSTÁCULO nos sentimos, ansiosos, frustrados e
pessimistas.

VIDEOGAME:

Enfrentamos o OBSTÁCULO pelo tempo que precisar, levantamos depois
de uma derrota e tentamos novamente Por que sentimos que não somos tão bons na realidade quanto somos nos jogos?

Vamos falar de VIDEOGAME:

• Quando estamos jogando videogame estamos;
  • Focados em alcançar objetivos e metas;
  • Somos proativos e buscamos soluções, independente do desafio;
  • Propomos novas estratégias;
  • Nos adaptamos ao ambiente;
  • Comprometidos 100% com a missão!

No jogo estamos no controle com autonomia total, preocupados com excelência para
superar os desafios em busca do nosso propósito.

ESTRATÉGIAS que usamos no VIDEOGAME para gerar ENGAJAMENTO.

VAMOS JOGAR?

Fase 1 = Siga a Jornada:

Assim como no videogame tem hora que não conseguimos dar o passo maior que a perna, ou seja, temos que seguir fase por fase.

Objetivo da fase:

Entender, respeitar e executar cada etapa da jornada

Fase 2 = Barra de Energia:

Quando você está jogando, o personagem deve ter MUITA ENERGIA, é assustador enfrentar e atacar inimigos, com POUCA ENERGIA, sua principal  preocupação é obter energia para SOBREVIVER e permanecer no jogo.

Objetivo da fase:

Assim como no videogame, na nossa vida precisamos cuidar da  nossa barra de energia. Quanto mais alto o nível da energia, mais eficiente seu corpo. Quanto mais eficiente seu corpo, melhor você se sentirá e melhor usará seu talento para produzir resultados relevantes.

Fase 3 = Recompensas:

Nos Jogos precisamos de moedas, pontos e estrelas para alcançar nosso objetivo maior. Recompensas não necessariamente têm a ver com qualquer custo. Pode ser, troféus (reconhecimentos), energia (parabéns), armas
(treinamento), estrelas (promoções) etc.

Objetivo da fase:

Recompensas são as “micro transações de felicidade” que fortalecem nosso compromisso com a missão.

Fase 4 = Metas Desafiadoras:

Por que DESMOTIVAMOS se não vemos RESULTADOS IMEDIATOS? Sem desafios não há evolução.

Alinhamento entre competência e desafio tem quatro etapas:

1. Apatia
  2. Tédio
  3. Ansiedade
  4. Engajamento

Em qual etapa você se encontra e que estratégias implementar para aumentar o engajamento?

Objetivo da fase:

Com autoconfiança, pertencimento, sensação de conquista, disciplina e ritmo, com certeza, estamos prontos para ENCARAR desafios e avançar.

Fase 5 = Monstros a Enfrentar:

Um “monstro” dentro de um videogame é aquele que impede que você alcança seu objetivo, são aqueles obstáculos que impedem de atingir  seu propósito, quais são os monstros que você pode enfrentar, como é a melhor maneira de enfrentá-los, existem do que matá-los, evitá-los ou enfrentá-los.

Objetivo da fase:

O importante é a estratégia para confrontar e conhecer seus comportamentos e suas fraquezas. Aprender com aqueles que são necessários e eliminar aqueles que não são.

Fase 6 = Ambiente de Jogo:

É importante que o jogador saiba em que nível está, os mundos que você tem que viajar, quais são as características ao longo do caminho, que armas e ferramentas você precisa para continuar no seu caminho, aqueles problemas que você enfrenta ao longo do caminho e fazer você perder vida e energia.

Objetivo da fase:

É importante que o jogador saiba em que nível está, o que precisa para avançar e o que irá enfrentar ao longo do caminho.

Fase 7 = Você é o Herói:

O único e absoluto RESPONSÁVEL do que passa no seu jogo. É VOCÊ…

Objetivo da fase:

Como ser um grande herói? Se comporte como o dono do seu jogo, foque nos seus pontos fortes e esteja cercado de heróis. Lembre-se você se torna aquilo que pratica.

Fase 8 = Ter um Propósito:

O propósito é o que dá sentido ao videogame, é esse ideal, esse último fim que merece todo o seu esforço, seu tempo e sua Energia. Não é uma visão ou uma missão, é o “Por que” isso mover para enfrentar qualquer monstro e passar por qualquer viagem.

Objetivo da fase:

O propósito é a necessidade de atuar a serviço de algo maior que faça sentido para o seu mundo. Qual é exatamente sua missão (propósito) de vida? Todos jogadores são recursos humanos, onde podemos usar esses poderes no mundo real.

TEMOS QUE COMEÇAR A TORNAR O MUNDO REAL MAIS PARECIDO COM UM JOGO!

QUE OS JOGOS COMECEM!

Raimundo Ribeiro