Como Construir um Legado?

31/03/2021 Raimundo Ribeiro

Para construir um legado, lembre-se sempre de que você é VOCÊ e NÃO é o seu cargo.

Desde muito cedo nos perguntam: o que você vai ser quando crescer? Então crescemos com as expectativas dos nossos pais e da sociedade sobre quão importantes devemos ser em nossas profissões, não é mesmo?

Claro que eu, você e muitos que conhecemos já passaram e/ou vão passar por essa questão.

Engraçado que passei isso com filho e agora estou passando como pai (agora sei o que eles sentiram e passaram). O que meu filho será e o como ele irá ganhar dinheiro, muito dinheiro com o que ele quer fazer?

Com o mercado de trabalho mudando cada vez mais rápido, como tudo neste mundo, fico pensando como ser feliz fazendo o que se faz, pois ainda há muitas projeções em cima dos títulos e cargos que podemos ocupar, ao invés das famílias, escolas e mercado de trabalho se atentarem ao que de fato faz feliz cada indivíduo.

Temos que ter em mente que realização está intimamente ligada ao fato de amar o que se faz. O sucesso vem de você ser você. Comportando-se de uma maneira que o deixa orgulhoso. Quando você coloca a cabeça no travesseiro à noite e pode dizer “hoje eu tenho certeza que fiz o que tinha que fazer para continuar alinhado com meu proposito”.

Lembre-se sempre de que você é VOCÊ e NÃO é o seu cargo.

Não confunda jamais, cargo com carreira. Muitos acreditam que uma carreira de sucesso é pautada pelo título que se ocupa e pelo salário que se conquista. Mas é algo muito além disso. Uma verdadeira carreira de sucesso é uma carreira que deixa um legadoTalvez você se pergunte, o que é um legado?

O legado é um registro da sua jornada humana, é como você é e será lembrado. As memórias, inclusive afetivas, que você deixará como recordação.

Um legado é construído todos os dias. Através do seu cuidado e empatia nas suas relações. Na sua força de coragem, renovação e evolução, inspirando o seu entorno. Na sua vontade de inovar e contribuir com os quais se relaciona. Para sermos lembrados precisamos ser impactantes e relevantes, mesmo que seja em um pequeno círculo de pessoas.

Onde você está é resultado de quem você era, mas para onde você vai depende inteiramente de quem você escolhe ser

Hal Elrod

Como construir um legado?

Em tempos de tanta turbulência social, política, econômica e tecnológica, pensar na construção de uma vida é um tremendo desafio. Todavia, segue alguns passos que podem auxiliar você nessa tarefa:

• Faça e conserve as verdadeiras amizades;
  • Defina o que lhe é necessário e, ao obter, faça bom uso dessa conquista;
  • Olhar para o futuro e verificar a congruência das atitudes;
  • Realize sempre alguma coisa diferente, todos os dias, para não cair na rotina;
  • Mantenha o foco em seu propósito de vida;
  • Pratique o autoconhecimento para identificar seus valores e corrigir suas deficiências.

O que você representa?

Essa é a pergunta mais importante que você pode fazer a si mesmo. Obtenha clareza sobre o que você representa e o que é importante para você. Sua resposta a essa pergunta será de valores e características humanas decentes e, identificando-os e deixando claro que eles são o que você precisa cumprir, permitirá que você seja mais feliz.

Qual é o seu propósito?

Todos nós temos um propósito, nosso próprio objetivo pessoal. Anote o seu e lembre-se disso todos os dias, para que este seja o seu foco para todos os dias.

Não tem nada a ver com o que os outros pensam que você deveria fazer ou ser porque é seu. E, do jeito que você defende, isso o motivará a ser a melhor versão de si mesmo e trabalhar em prol de seu próprio objetivo, lhe dará a liberdade de pensamento necessária para corresponder ao que você deseja.

É preciso ser você mesmo e fazer com o coração aquilo que está destinado a fazer. Sim, isso está diretamente relacionado ao seu propósito, a sua vontade de realizar ou alcançar alguma coisa. É aquele gás para enfrentar o dia a dia. Isso lhe torna extremamente singular e poderoso.

Todas as vezes que o seu propósito for colocado em movimento você estará deixando uma marca no mundo. Uma marca genuína e pura, pois vem de dentro, vem do coração.

Que tal esse exercício para verificar se você está alinhado com seu proposito e na construção do seu legado. Faça um resumo da sua própria história em 10 minutos.

Agora convido você para uma reflexão, onde você perceba que a sua jornada pessoal e profissional não deve ser automatizada, seguida por movimentos mecânicos de apenas acordar, ir para o trabalho e etc… Sua vida e carreira tem muito valor. Elas podem ser uma importante inspiração, basta você acreditar no seu potencial e fazer acontecer.

Pelo que e como você acredita que quem te conhece se lembrará de você? Que legado você já construiu e como você pode melhorar isso daqui em diante?