Como Criar Equipes de Alta Performance: Diretrizes e Definição

18/11/2020 Leandro Carraco

No século XXI, vivemos no mundo de muita competitividade e a busca constante do  conhecimento. Todos nós sabemos e ouvimos muito falar sobre: ALTO DESEMPENHO E PERFORMANCE.

E tudo que estiver associado à  resultados estarão ligados aos colaboradores que estiverem sempre produzindo nesse nível.  Devido à isso, somos obrigados a nos disciplinar para que possamos estar ANTENADOS o tempo todo para se obter “O NOVO”, e o reflexo disso é:

“Grande bagagem de armazenamento de dados e informações na nossa mente.” Ótimos resultados empresariais, passam pelo desempenho dessas pessoas e equipes.

Mas, como podemos caracterizar uma equipe de alto desempenho e performance?

Não seria difícil. Equipes de alto desempenho e performance são alto gerenciáveis e tem como características o fortalecimento da identidade profissional dos membros da organização.

É nesse ponto que residem outras características importantes para alavancagem de resultados da organização, tais como: o compromisso, a motivação, o sentido de  pertencimento e o senso de cooperação e sinergia.

Para que essas características se consolidem na equipe, as pessoas precisam ser administradas de modo a ser contemplada a participação, num ambiente de  respeito, ONDE NÃO APENAS SE CONVIVE COM AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS, MAS  VALORIZA-SE A DIVERSIDADE.

Logo, só há valorização à diversidade na coexistência com a liberdade e espontaneidade dos indivíduos e das relações.

Não podemos de forma alguma considerar eficaz o desempenho de um GESTOR que não consiga, por meio de sua liderança, criar um clima de  respeito ao SER HUMANO e que permita a livre expressão das individualidades e potencialidades de cada um.

Portanto, concluo com a  seguinte frase do Henry Ford:

Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a VITÓRIA.

Leandro Carraco
Educador Executivo