As contribuições do autoconhecimento para o seu desenvolvimento

28/04/2021 Édila Tais de Souza

As contribuições do autoconhecimento para o seu desenvolvimento

Autoconhecimento, ou a prática de conhecer a si mesmo, é uma investigação aprofundada ao seu respeito, buscando conhecer quais são suas características marcantes, quais são seus gostos e inclinações e quais sentimentos você vivencia.

O autoconhecimento torna possível compreender seus medos, angústias e potencialidades. Ele faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independentemente de serem positivas ou negativas. A pessoa que se conhece não se apavora facilmente em situações incomuns e sabe lidar com a diversidade.

Traz, ainda, a possibilidade de não viver no piloto automático. A partir do momento em que você começa a refletir sobre suas ações e sentimentos, você poderá descobrir o que te levou a agir desta maneira, sendo possível modificar padrões de comportamento. Também possibilitará entender quais pensamentos movem seus sentimentos e suas ações, saindo do “piloto automático”.

Algumas perguntas que podem ajudá-lo a se conhecer são:

• Quando penso em minha família e infância, o que eu sinto?
  • Quais são os gatilhos e situações que me deixam ansiosoe agitado?
  • Quais são os valores e fatores que estão por trás de minhas decisões?
  • Sou uma pessoa fácil ou difícil de me relacionar? E por quê?
  • Como respondo a situações críticas ou de grande estresse?
  • Como reajo a críticas?
  • Qual é a profissãoque me faz sentir realizado?
  • Quais são as qualidades que me atraem em outra pessoa?
  • O que me faz feliz e me deixa empolgado?

Ter consciência de quem você é e o que realmente importa para você traz lucidez na hora de tomar decisões. E se você se conhece bem, saberá naturalmente decidir o que é melhor para a sua vida.

Isso traz autonomia e segurança para você, e resulta na escolha de caminhos que realmente você quer e precisa seguir para alcançar seus sonhos e objetivos. É uma vantagem poder escolher tendo a consciência de quem você é. Isso reduz sua margem de erro.

Através do exercício de autoconhecimento, é possível:

• Olhar para si mesmo como realmente é, ao invés de como os outros o veem.
  • Conhecer seu real valor, suas habilidades e potencializá-las.
  • Diminuir o medo de ser incapaz.
  • Conhecer e entender seus limites e ser capaz de aplicá-los.
  • Ouvir seus desejos e vontades, sendo capaz de expressá-los, não fazendo algo só por obrigação.

Parte superior do formulário

• Reconhecer seus objetivos de vida, sendo capaz de lutar para que eles se concretizem.
  • Ter relacionamentos melhores.
  • Tornar-se proativo em vez de reativo.
  • Pensar nos erros como ferramenta para o crescimento.
  • Deixar de lado as mágoas do passado.
  • Diminuir a expectativa em relação às outras pessoas, reduzindo também a possibilidade de frustrações.

O desenvolvimento, seja ele pessoal ou profissional, é o aperfeiçoamento de habilidades, competências, conhecimentos, comportamentos ou até mesmo pensamentos que possibilitam uma melhora na qualidade de vida dos indivíduos. Por isso, o autoconhecimento é tão importante para o desenvolvimento.

Diferente do que muitos pensam, o desenvolvimento é algo que faz parte da vida de todas as pessoas, não apenas daquelas que estão passando por baixa produtividade, feedbacks negativos ou problemas na vida pessoal.

Todos nós temos pontos que devem ser trabalhados e incrementados, basta investir um tempo em autoconhecimento que você logo irá identificar características ou comportamentos positivos, que deverão ser potencializados, ou negativos que, em razão das suas funções, precisam ser modificados.

O autoconhecimento é talvez a maior das ferramentas pessoais e profissionais, pois permite que você possa atingir resultados extraordinários, além de se tornar um verdadeiro líder de si mesmo, que sabe a hora certa de assumir responsabilidades e avançar para um novo nível. Invista em autoconhecimento, invista em coaching e faça a sua vida decolar!

Édila Tais de Souza
Educadora Executiva