Atitude ou Inteligência para o Sucesso?

24/02/2021 Raimundo Ribeiro

Por que a sua Atitude é mais importante do que a sua Inteligência para o seu Sucesso?

Quando se trata de sucesso, é fácil pensar que as pessoas abençoadas com elevado QI inevitavelmente vão deixar o resto de nós no pó. Mas novas pesquisas da Universidade de Stanford mudarão sua mente (e sua atitude).

A psicóloga Carol Dweck passou vinte anos estudando atitude e desempenho, e no seu livro MINDSET (A nova psicologia do sucesso) que recomendo fortemente a leitura mostra que sua atitude é um melhor caminho para o seu sucesso, onde o segredo dos funcionários mais produtivos está na mente.

Um adepto declarado da teoria é o indiano Satya Nadella , presidente mundial da Microsoft. Logo que assumiu o cargo, em fevereiro de 2014, ele sugeriu a leitura do livro para os 124 mil funcionários.

Dweck descobriu que as principais atitudes das pessoas se enquadram em uma das duas categorias: uma mentalidade fixa ou uma mentalidade de crescimento.

Pessoas com mentalidade fixa, acreditam que você é quem você é e não pode mudar seu caráter, inteligência e criatividade. Criando problemas quando é desafiado, pois qualquer coisa que parece ser mais do que possam lidar, fazem essas pessoas sentir-se resistentes, desesperadas e dominadas.

Pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que suas qualidades básicas são coisas que podem melhorar com o seu esforço. Eles superam aqueles com uma mentalidade fixa, mesmo quando eles têm um QI menor, porque eles adotam os desafios, tratando-os como oportunidades para aprender algo novo.

O senso comum sugeriria que ter capacidade, como ser inteligente, inspira confiança. Isso pode até acontecer, mas apenas enquanto o curso é fácil. O fator decisivo na vida é como você lida com retrocessos e desafios. Pessoas com mentalidade de crescimento recebem contratempos com braços abertos.

De acordo com Dweck, o sucesso na vida é sobre como lidar com o fracasso. Ela descreve a abordagem do fracasso de pessoas com mentalidade de crescimento dessa maneira. “Isso não funcionou, e eu sou um solucionador de problemas, então vou tentar outra coisa”.

Independentemente de qual lado do quadro você esteja você pode fazer mudanças e desenvolver uma mentalidade de crescimento.

O que se segue são algumas estratégias que irão ajustar sua mentalidade e ajudá-lo a garantir que seja tão orientado para o crescimento quanto possível.

Não fique impotente. Existem momentos em que nos sentimos impotentes. O teste é como reagimos a esse sentimento. Nós podemos aprender com isso e avançar ou deixar que nos arraste para baixo. Há inúmeras pessoas bem-sucedidas que nunca teriam conseguido se tivessem sucumbido a sentimentos de desamparo:

1. Walt Disney foi demitido da Kansas City Star porque ele “faltava imaginação e não tinha boas ideias
  2. Oprah Winfrey foi demitida de seu trabalho como uma Âncora de TV em Baltimore por terem sido “investidas tão emocionalmente em suas histórias
  3. Henry Ford teve duas empresas de automóveis falidas antes de ter sucesso com a Ford
  4. Steven Spielberg foi rejeitado pela Escola de Artes Cinematográficas da USC várias vezes

Imagine o que aconteceria se alguma dessas pessoas tivesse uma mentalidade fixa. Eles teriam sucumbido à rejeição e abandonado a esperança.

Ser apaixonado as pessoas perseguem suas paixões implacavelmente. Sempre haverá alguém que seja mais naturalmente talentoso do que você, mas o que falta no talento, você pode compensar a paixão e garra. A paixão das pessoas capacitadas é o que impulsiona sua busca implacável da excelência.

Tome uma atitude

Não é que as pessoas com uma mentalidade de crescimento são capazes de superar seus medos porque são mais fortes do que o resto de nós; é só que eles sabem que medo e ansiedade são emoções paralisantes e que a melhor maneira de superar essa paralisia é agir. As pessoas com uma mentalidade de crescimento estão capacitadas, e as pessoas habilitadas sabem que não existe um momento verdadeiramente perfeito para avançar.

Espere resultados

As pessoas com uma mentalidade de crescimento sabem que vão falhar de tempos em tempos, mas nunca deixam isso impedir que esperem resultados. Esperar resultados mantém você motivado e alimenta o ciclo de capacitação. Afinal, se você não acha que vai ter sucesso, então por que se incomodar?

Não reclame quando as coisas não seguem o seu caminho. Reclamar é um sinal óbvio de uma mentalidade fixa. Uma mentalidade de crescimento procura oportunidades em tudo, então não há espaço para queixas.

Se você não está ficando um pouco melhor a cada dia, então é provável que você fique um pouco pior. Lembre-se, como disse Alex Rodriguez (jogador de beisebol) “Ou vamos numa direção ou vamos em outra. Você é quem deve decidir a direção a seguir”.

Hoje precisamos de um plano para ser bem-sucedido, um plano que inclua aprendizagem contínua e maior capacitação. Isso significa mais liderança pessoal, garra, atitude, automotivação e iniciativa no sentido de tomar nas mãos o próprio futuro e assumir a “start up de você”.

Afinal, o que preciso fazer para conservar e ampliar meu crescimento?

Fonte: Livro MINDSET (A Nova psicologia do sucesso) e artigo Fórum Econômico Mundial

Raimundo Ribeiro
Educador Executivo