Cases de Sucesso – EduCon FGV

20/08/2021 Escola E3

A EduCon Educação Continuada e Carreira é parceira e conveniada da Fundação Getúlio Vargas em Mato Grosso e Goiás.

Com mais de 20 anos de experiência na formação de executivos, a empresa foi credenciada para administrar os programas da FGV no Centro-Oeste. Eles oferecem cursos de curta, média e longa duração em formato presencial, online ou live.

Mas mesmo em uma empresa sólida como a EduCon, pode acontecer um problema muito grave: a falta de clareza dos objetivos e metas, que deixa o time totalmente desfocado.

Essa falha pode ser uma das coisas que impede a organização de crescer. A equipe não entende o seu papel dentro da empresa, e por isso não tem a motivação necessária. As tarefas são feitas, mas realizando apenas o mínimo, o que é suficiente para a rotina, mas não para fazer a diferença.

Foi este projeto desafiador que chegou para a Escola E3.

Quer saber como desenvolvemos o projeto? Continue lendo.

Construção

A primeira coisa que fizemos foi entender o cenário do cliente. Como era a rotina da EduCon, os gaps que existiam na operação e no atendimento ao aluno.

A partir daí, conseguimos identificar o que a organização precisava e merecia, considerando o mercado em que ela estava inserida, seu desempenho e seu histórico.

Então percebemos que a equipe cumpria as demandas muito bem, mas não tinham um foco.

Analisando muito bem, fizemos a proposta ousada do Projeto 3 em 1, que nada mais era do que fazer a EduCon crescer 3 anos em apenas 1. Para isso, precisávamos envolver o time completo em uma grande entrega de resultados.

E a razão para essa proposta foi porque acreditamos que a empresa precisava, merecia, e o mais importante, que era possível de ser executado.

Concepção

Aqui na E3 a gente sabe de uma coisa: pessoas não se engajam com simples metas.É preciso um caminho traçado por todos. Elas jamais se engajam se não se sentirem parte.

Para um projeto ousado como o 3 em 1, é fundamental que todos os colaboradores da EduCon comprassem a ideia, não apenas os líderes e gestores.

Precisamos estabelecer os ganhos para as pessoas, mostrar porque aquela participação vale a pena. Temos que trazer à tona as vantagens racionais (para a carreira) e emocionais (para o desenvolvimento pessoal).

Por isso, quando estávamos com objetivos e estratégias muito bem traçados, chamamos todos os colaboradores da empresa para participar e distribuímos as responsabilidades entre eles.

Organizamos workshops para construção de metas e desempenho de cada equipe, para que todos construíssem juntos, em parceria. Assim, os objetivos traçados seriam realistas e, ao mesmo tempo, desafiadores.

Todo mundo estava no mesmo barco. Então era hora de partir para a execução!

Execução

Foi um longo ano de muito trabalho para a EduCon. A equipe precisou dar duro para atingir as metas estabelecidas, mas isso não foi um sacrifício, porque estavam todos engajados pelos resultados.

Fomos definindo novas metas e fazendo um diagnóstico em tempo real, para garantir que tudo estivesse documentado. Isso foi muito importante para saber o quanto a EduCon estava perto ou longe dos objetivos, e ajudou muito a manter a mentalidade de todos focada no que era realmente importante, sem distrações.

Os líderes assumiram o protagonismo e se envolveram totalmente com a estratégia. Todo mundo pensou junto no futuro e focou no crescimento da empresa.

Na segunda metade do ano, a empresa estava mais madura e a equipe, mais preparada e consciente sobre o papel que desempenhavam.

Resultado: a EduCon cresceu 220% só no segundo semestre!

Foram 47% a mais de alunos matriculados no ano de 2018 e 70% a menos de cancelamentos.

Ao final do ano, nem todos os indicadores foram batidos, mas ainda assim o desenvolvimento organizacional e o alcance dos resultados da EduCon foi extraordinário!

Foi uma experiência incrível tanto para nós quanto para o cliente, que terminou o projeto muito satisfeito!