Viver e se diferenciar, ou apenas sobreviver?

06/02/2020 Carlos Arcangeleti

Até quando você vai ficar travando guerras com seus concorrentes, encolhendo a cada dia suas margens, se mantendo em mercados pouco atrativos, por acomodação ou por medo de sair da sua zona de conforto e fazer diferente?

Vivemos um momento onde a oferta de produtos e serviços vem ultrapassando a demanda em cada vez mais setores. Travamos guerra de preço, por falta de opção ou por falta de criatividade para nos reinventarmos?

Estamos na era da globalização, e não apenas dos mercados, mas a globalização dos produtos e serviços, que a cada dia se tornam tão similares, que a única opção que temos é a diferenciação pelo preço.

Brigar por fatias de mercados decadentes, com regras predatórias, não irão mais ser suficientes para a permanência e sobrevivência das empresas. O destino já podemos imaginar, e o caminho será melancólico, disso não tenho dúvidas.

As empresas precisam criar e buscar novos mercados, com novas oportunidades de crescimento e de lucro. Elas precisam se reinventar.

Tem-se por hábito, apenas olhar para seu mercado já saturado, buscando estratégias para conquistar os clientes de seus concorrentes, de mercados que não comportam mais esse tipo de atitude, acabando com suas margens e caminhando lentamente ao fim, por caminhos insistentemente traçados por pessoas, que se recusam a enxergar o óbvio.

O medo e a desconfiança dominam as empresas, que escolhem não desbravar caminhos que podem lhes levar à mercados totalmente inexplorados, onde poderiam levar suas bandeiras com o pioneirismo, tornando-as referência e modelos a serem seguidos, ou melhor, perseguidos.

Podemos ter uma visão e uma mente simplista e, assim, bloquear nossa criatividade e nossos olhos para o futuro, imaginando que não há setor ou segmento, negócio ou empresa que já não exista, afirmando: “Já tem de tudo!”. Pode até parecer certa esta afirmação, mas o mundo vive em constante evolução, os mercados vivem se transformando, os clientes estão constantemente alterando suas necessidades e formas de consumir. Hábitos mudam, pessoas mudam, mercados mudam, a vida muda, e por que sua empresa não muda?

Temos que entender que há sim novas formas de nos relacionarmos com nossos clientes, meios e necessidades diferentes de consumir produtos e serviços, e com isso, um mercado totalmente inexplorado esperando por você!

O que fazer para conseguir se diferenciar no mercado?

Pense no seu negócio, seu produto ou serviço. Agora, analise a fundo seu melhor concorrente. O que ele faz, como faz, porque faz. Olhe para seu público consumidor: quem são eles, quem serão eles nos próximos anos, o que querem, como consomem, o que estão dispostos a consumir e de que forma querem consumir.

Olhe para sua empresa, seu produto, para você. O que você está fazendo para se aproximar do seu público consumidor, que produtos e serviços você oferece, como você oferece, por que você oferece. Está alinhado primeiramente com os seus valores, e com os valores da sua empresa? Está alinhado com a necessidade do seu público? Eles querem consumir seu produto/serviço? Você consumiria seu produto/serviço? Honestamente, da forma como está hoje, você compraria seu produto ou contrataria seu serviço? Seu produto/serviço terá demanda nos próximos anos da forma como está atualmente ou precisa ser adequado?

Lembre-se, o mundo vive em constante evolução.

Você pode estar se questionando, sobre a quantidade de esforço que irá ter que depositar em seu trabalho para analisar tudo isso, e criar oportunidades em um mercado já saturado. Pois bem, ninguém falou que seria fácil. Torne sua vida mais difícil, porque o fácil todos já estão fazendo, mas se fizer o que estou falando, se analisar e entender esses 4 (quatro) pilares CLIENTES => CONCORRENTES => SUA EMPRESA => SEUS PRODUTOS/SERVIÇOS, tenho a certeza, e digo isso por experiência própria, que você traçará um novo rumo para sua vida e para sua empresa.

Nunca deveríamos subestimar nossa capacidade de criar novos setores, produtos, serviços, ou mesmo aprimorar os já existentes e assim criar oportunidades em novos mercados e nos destacarmos.

Jamais poderemos nos acomodar e aceitar travar batalhas que apenas nos possibilitem derrubar um concorrente para conquistar seu mercado (clientes). Somos mais importantes do que isso. Podemos e temos a obrigação de fazer diferente.

Mude sua forma de pensar, e vamos criar oportunidades.