Venho estudando muito sobre o futuro do trabalho, para entender como manter minha empregabilidade e também para auxiliar meu filho de 13 anos na sua escolha profissional.
Às vezes a gente se esquece de que estamos mais próximos de 2030 do que do ano 2000. Não dá para adivinhar o futuro, mas a gente já observa mega forças que já estão fazendo essa transformação acontecer.
Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Robótica, Realidade Virtual, Produção 3D em massa…
As pessoas vivendo cada vez mais e estendendo suas carreiras por mais tempo.
Veremos a ascensão acelerada das economias emergentes – principalmente da Ásia.
Profissionais e empresas que já criam formas de trabalho muito além do emprego e das organizações tradicionais.
Imagine agora o impacto dessas mega forças combinadas nos próximos anos. Isso tudo vai gerar uma mudança bastante grande nas habilidades que vão ser demandas de todos nós.
A partir do momento que máquinas assumem trabalhos repetitivos, padronizados e manuais, e, a Inteligência Artificial assume trabalhos que exigem “um cérebro”, o que “sobra” para o ser humano?
Independentemente de pontos de vista sobre o impacto da automação das ocupações, temos que admitir que o futuro do trabalho exigirá novas habilidades. O que sobra para o ser humano, em termos de trabalho, será, naturalmente, diferente do que é feito hoje.
Um novo relatório da Britânica Nesta, lançado em colaboração com a Universidade de Oxford e especialistas da Oxford Martin School, além da Pearson, buscou mapear como essas mudanças afetarão a necessidade de desenvolvimento de novas habilidades até 2030.
Os pesquisadores analisaram as 20 principais habilidades mais comuns entre as ocupações que tiveram uma maior perspectiva de crescimento no futuro, para descobrir quais seriam aquelas mais “imunes” aos robôs e às AIs.
calcular e compreender os custos e os benefícios de alternativas possíveis e imaginadas para escolher a mais apropriada.
estratégias de aprendizagem — saber escolher métodos e procedimentos apropriados para aprender ou ensinar novas coisas.
compreender as implicações de novas informações para a resolução de problemas atuais e futuros e para a tomada de decisões.
Identificar medidas ou indicadores do desempenho do sistema e as ações necessárias para melhorar ou corrigir o desempenho em relação aos objetivos do sistema.
Identificar problemas complexos e revisar informações relacionadas para desenvolver e avaliar opções e implementar soluções.
Determinar como um sistema deve funcionar e como as mudanças nas condições, operações e ambiente afetarão os resultados.
Monitoramento e avaliação do desempenho de si mesmo, de outros indivíduos ou organizações para melhorar ou tomar ações corretivas.
Usando lógica e raciocínio para identificar os pontos fortes e fracos da solução alternativa, conclusões ou abordagens para problemas.
Ensinando os outros a fazer algo.
Motivando, desenvolvendo e direcionando as pessoas enquanto elas trabalham, identificando as melhores pessoas para o trabalho.
Ajustando ações em relação a outras ações.
Dar plena atenção ao que as outras pessoas estão dizendo, tempo de conversação para entender os pontos que estão sendo feitos, fazer perguntas conforme apropriado, e não interromper em momentos inapropriados.
capacidade de apresentar uma série de ideias sobre um determinado tópico (aqui, a quantidade de ideias é importante, não a sua qualidade, exatidão ou criatividade).
capacidade de apresentar ideias incomuns ou inteligentes sobre um determinado tópico ou situação, ou desenvolver formas criativas de resolver um problema.
A capacidade de aplicar regras gerais a problemas específicos para produzir respostas que façam sentido.
A capacidade de combinar informações para formar regras gerais ou conclusões (inclui encontrar um relacionamento entre eventos aparentemente não relacionados).
A capacidade de dizer quando algo está errado ou é provável que dê errado. Não envolve resolver o problema, apenas reconhecendo que existe um problema.
A capacidade de organizar coisas ou ações em uma determinada ordem ou padrão de acordo com uma regra específica ou um conjunto de regras.
Conhecimento de princípios e métodos para o desenho de currículo e treinamento, ensino e instrução para indivíduos e grupos, e a mensuração de efeitos de treinamento.
Conhecimento dos princípios de negócios e gestão envolvidos no planejamento estratégico, alocação de recursos, modelagem de recursos humanos, técnicas de liderança, métodos de produção e coordenação de pessoas e recursos.
Em qualquer processo disruptivo e de mudança, nós temos duas opções: nos colocar como plateia ou como protagonistas deste processo. Não dá para adivinhar o futuro, mas a gente pode criar as condições para nos preparar de forma proativa.
Estamos em um momento histórico de transição. Não há respostas prontas e absolutas. Mas, como diz Clayton Christensen, um dos papas da Inovação, “sairão na frente aqueles que começarem a jogar esse NOVO JOGO ANTES que o velho jogo termine”.
Fonte: O Futuro das Coisas, Nesta http://data-viz.nesta.org.uk/future-skills/index.html
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