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Gestão com Liderança Significativa: Como aplicar esse conceito na sua empresa?


23/12/2020 Veridiano C. Andrade

Entenda como implementar o conceito de gestão com liderança significativa e torne-se uma referência dentro da organização

Quando acendemos ao cargo de gestão, somos automaticamente colocados em uma posição onde devemos gerenciar uma área de acordo com os objetivos previamente estabelecidos para que o negócio se perpetue e todos continuemos sendo reconhecidos. 

Nesse momento, acumulamos conhecimento de ferramentas de gestão que nos ajudam a melhorar os processos, fazendo com que eles gerem os resultados desejados através de controle, monitoramento e governança.

 É justamente aí que entramos no famoso círculo vicioso do “comando e controle”. 

Por que a gestão dos processos é importante?

A gestão dos processos é importante para gerar os resultados, mas isoladamente ela não sustentará os resultados por muito tempo. Na maioria das vezes, caímos no erro e criamos um distanciamento do ativo mais valioso de uma organização: as pessoas. 

Esse tipo de gestão até pode gerar um comprometimento com o resultado pela equipe, mas não garante o seu engajamento.

Focar somente nos resultados e esquecer que eles são conseguidos através das pessoas é uma das armadilhas mais perigosas para um gestor. 

Costumamos achar que, quanto mais ferramentas de gestão de resultados nos habilitarmos e aplicarmos, mais eficientes nos tornaremos. 

Mas aí começa o primeiro sinal de alerta: nos distanciamos da nossa equipe, as metas não são mais alcançadas e os reflexos nos resultados começam a revelar seus impactos.

Isso se dá porque quando gerenciamos somente pelos processos, controles e monitoramento, fazemos com que as pessoas estejam comprometidas com os resultados pré-estabelecidos e que devem ser conseguidos, na maioria das vezes, a qualquer custo – incluindo a saúde mental das pessoas impactadas por isso.

Ter modelos estabelecidos é importante, mas a partir do momento em que o modelo está estabelecido, ele deve ser acompanhado e melhorado, tomando o menor tempo da nossa gestão. 

O que é gestão com liderança significativa e qual sua missão?

A gestão com liderança significativa tem a missão de fazer com que as pessoas entendam para onde a organização está indo, o porquê do caminho escolhido, alinhado a uma missão, visão e aos valores desta organização, encontrando um propósito comum na busca pelos resultados.

O esforço de desempenhar seu papel como gestor com os modelos e ferramentas aplicados deve ser menor na linha do tempo, e a dedicação para liderar pessoas de maneira assertiva deverá ocupar mais espaço no seu dia a dia. 

Começa aqui a transformação, pois esse líder passará por um processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento, sendo exemplo para sua equipe e assim podendo construir ambiente confiável, fomentando a vulnerabilidade, confiança e colaboração genuína, para a construção de um ambiente saudável. 

Dedicar mais tempo para conhecer as pessoas de sua equipe, estimulando um ambiente de autodesenvolvimento aberto a novas ideias e ao erro, é uma excelente maneira de consolidar o conceito de liderança significativa dentro das empresas. 

Quando o gestor exerce a gestão com liderança significativa, ele consegue o engajamento das pessoas nas conquistas dos resultados, fazendo com que eles sejam maiores e mais sustentáveis ao longo do tempo.

O gestor líder também deve gostar de pessoas, pois sua relação será pautada por valores, princípios e propósito. 

Além disso, acredito que os líderes devem estar atentos a quatro características ou habilidades que precisam estar em constante evolução, são elas:

Fomentar a visão de futuro

Estar sempre curioso em relação ao futuro, analisar seus conhecimentos prévios e explorar o desconhecido;

Aceitar que tecnologia é uma realidade e saber que será impactado por ela

Saber que ela será a maneira mais simples de superar as constantes mudanças, mas ter em mente que ela é apenas uma viabilizadora e não o fator mais importante.

Estar aberto à inovação

Ter coragem de se arriscar, estar aberto a novas ideias e a experimentação, adotando o erro como aprendizado e encorajando sua equipe a fazer o mesmo.

E o mais importante de todos: o líder deve sempre ter um pensamento humanitário. É necessário abraçar esse papel, usando as habilidades citadas para facilitar a vida das pessoas. 

Esse líder deve estar engajado em desenvolver um ambiente de trabalho significativo para as pessoas, com cultura positiva e provocativa, promovendo a equidade, inclusão e diversidade, além de manter as pessoas saudáveis e felizes.

A minha crença é que essa transformação é necessária e urgente dentro das organizações, pois somente desta forma os resultados serão sustentáveis e perenes, promovendo uma sociedade mais saudável e significativa.

Isso faz sentido para você e para sua realidade profissional? Deixe seu comentário.

Por Veridiano C. Andrade
Educador Executivo
Escola E3

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