BLOG

Trabalhar com alguém não gosta: Como controlar as emoções?


06/02/2020 Jonnas Lima

Como trabalhar com alguém que você não gosta

O convívio social definitivamente não é uma tarefa fácil e, às vezes, é necessário fazer um tremendo sacrifício para conviver com gente que não possuímos afinidade alguma. Existe alguém que faz com que você tenha vontade de largar tudo e sair correndo? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho…

Evitar pessoas que não gostamos é natural e, geralmente, essa tática funciona, no entanto, isso nem sempre é possível no ambiente corporativo. Você pode descobrir milhares de formas de fugir de uma pessoa, mas isso não vai resolver o seu problema! 

Odiar alguém do trabalho pode afetar negativamente as suas atitudes e seu desempenho, por isso, se você quer evoluir e seguir em frente, precisa achar uma forma de como conseguir trabalhar com o seu desafeto. É bom ter cautela, não desperdiçar energia à toa e saber controlar as suas emoções. 

A seguir, listei algumas dicas para você conseguir trabalhar com alguém que não gosta:

 

  • Reflita antes de agir pense o que exatamente você não gosta na pessoa e por quê. Considere que as emoções negativas podem nos levar a descontar a nossa raiva nos outros ou a desprezar as pessoas que não gostamos. Foque no seu comportamento e assuma que você também é parte do problema;

 

  • Veja por outro ângulo mudar sua perspectiva sobre alguém não é fácil, mas vale o esforço! Parta do princípio de ele (a), quem você não gosta, “faz coisas que não agradam, mas é uma boa pessoa”. Faça o exercício de notar seus pontos positivos, porque, ao enxergar o que é agradável nele (a), você terá motivos que o ajudarão a ignorar a parte desagradável;

 

  • Gerencie suas emoções deixe de pensar nas atitudes de quem te irrita e pense em como você reage a elas. É muito mais produtivo focar em seu próprio comportamento, já que o que você sente está sob o seu controle;

 

  • Trabalhe mais com a pessoa – por mais contraditório que pareça, uma tática para começar a gostar de alguém é tentar trabalhar conjuntamente, isso pode fazer com que você passe a entendê-la e até crie certa empatia. Você pode também passar a sentir compaixão, em vez de irritação;

 

  • Considere dar um feedback seja assertivo e não tenha medo. Na maioria das vezes, a pessoa está completamente alheia ao modo de como seu próprio comportamento afeta aos demais. Contar como se sente pode fazer com que ela reflita e mude suas atitudes, valendo também dizer que isso dependerá da receptividade da pessoa, é claro. Se houver abertura e conversa civilizada, tudo bem! Se não, não vale o risco!

 

  • Seja gentil estender a mão, quando se espera exatamente o contrário, pode abrir caminhos!

 

  • Adote uma atitude de quem não se importa – fingir que não te afeta é, às vezes, uma ótima estratégia para fazer parar e neutralizar um comportamento que não gostamos, principalmente quando ele é intencional. Por outro lado, as nossas emoções são contagiosas, por isso, evite reclamar sobre a pessoa, já que isso pode refletir negativamente sobre você mesmo. 

 

Conclusão

 

Você não pode mudar as pessoas, mas pode mudar a si mesmo! Questione-se: o que posso levar dessa experiência que me ajudará a crescer?  Essa ressignificação transforma qualquer situação que, aparentemente, era negativa em um bom desafio! 

Use isso como oportunidade para seu próprio desenvolvimento de liderança e pense que as pessoas mais adaptáveis são as que todos querem por perto. Estando por perto, esse alguém se torna influente e a influência contribui para que as suas ideias sejam aceitas e motivem e inspirem os outros. 

JONNAS LIMA É EDUCADOR EXECUTIVO DA ESCOLA E3 DESDE 2020. LEVE ESSE CONTEÚDO PARA A SUA EMPRESA. 

Leia também: Empreendedorismo: Ainda Vale a Pena Empreender no Brasil?

Voltar


Faça o teste e descubra o nível de engajamento da sua equipe.

Escola E3

 

    CONTRATE
    NOSSAS SOLUÇÕES

    Endereço
    Rua Serra de Botucatu, 878/880 – Conjunto 1604
    Vila Gomes Cardim – São Paulo/SP
    CEP: 03317-000

    Contato Comercial
    (11) 3132-8262
    (11) 94574-5234

    E-mail
    atendimento@escolae3.com.br