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Liderança: Princípios na Comunicação dos Grandes Líderes


13/01/2020 Raimundo Ribeiro

É simplesmente impossível se tornar um grande líder sem ser um grande comunicador, concorda? 

A chave para se tornar um comunicador hábil é raramente encontrada no que foi ensinado no mundo acadêmico. Desde os nossos primeiros dias na sala de aula somos treinados para nos concentrarmos em enunciação, vocabulário, presença, entrega, gramática, sintaxe e afins. Em outras palavras, somos ensinados a nos concentrar em nós mesmos. 

Os maiores líderes do mundo são comunicadores excepcionais. Eles podem falar sobre suas ideias, mas o fazem de uma maneira que também fala com suas emoções e suas aspirações. Eles percebem que, se a mensagem não se enraizar profundamente no público, provavelmente não será compreendida, muito menos defendida.

Eu não acredito que seja uma grande surpresa que a maioria dos líderes passe a maior parte do tempo todos os dias em algum tipo de situação interpessoal. Eu também não acredito que seja um grande choque que um grande número de problemas organizacionais ocorra como resultado de má comunicação. A comunicação eficaz é um componente essencial do sucesso profissional, seja no nível interpessoal, organizacional ou externo. 

A primeira coisa que os grandes comunicadores têm em comum é que possuem um elevado senso de consciência situacional e contextual. 

Os melhores comunicadores são ótimos ouvintes e astutos em suas observações. Os grandes comunicadores têm habilidade para ler uma pessoa/grupo sentindo os humores, a dinâmica, as atitudes, os valores e as preocupações dos que estão sendo comunicados. 

Então, como você sabe quando suas habilidades amadureceram ao ponto de se tornar um excelente comunicador? A resposta está nos princípios a seguir:

1. Fale com Confiança: Quando as pessoas têm a sensação de que um líder é digno de sua confiança, elas investem tempo e assumem riscos de maneiras que nunca fariam se o líder tivesse uma reputação baseada em caráter insatisfatório ou falta de integridade. Embora você possa tentar exigir confiança, isso raramente funciona. A confiança é criada ganhando-a com ação, pensamento e decisão corretas. 

  1. Seja Pessoal: Pare de emitir comunicações corporativas e comece a ter conversas organizacionais – pense no diálogo, não no monólogo. Aqui está a coisa – quanto mais pessoal e envolvente a conversa, mais eficaz ela será. 
  2. Seja Específico: Aprenda a se comunicar com clareza. Simples e conciso é sempre melhor que complicado e confuso. O tempo nunca foi um bem mais precioso do que é hoje. 
  3. Concentre-se em Contribuir: Os melhores comunicadores não apenas são hábeis em aprender e reunir informações enquanto se comunicam, mas também são adeptos de transferir ideias, alinhar expectativas, inspirar ações e disseminar sua visão. Quando você realmente se concentra em contribuir mais do que receber, você terá atingido o objetivo. 
  4. Tenha a mente aberta: Um líder leva seu jogo a um novo nível no momento em que procura de bom grado aqueles que defendem opiniões dissidentes e posições opostas com o objetivo de não convencê-los a mudar de ideia, mas com o objetivo de entender o que está em sua mente. Lembre-se que não é a opinião que importa, mas sim a vontade de discutir isso com uma mente aberta e aprender.
  5. Cale-se e ouça: Os grandes líderes sabem quando falar, e principalmente quando ouvir. A uma simples mensagem não terá o mesmo resultado quando não envolve uma conversa significativa, mas isso pressupõe que você entenda que a maior forma de troca de ideias ocorre através de uma conversa, e não uma palestra ou um monólogo. 
  6. Substitua o ego pela empatia: Quando a franqueza é comunicada com empatia e carinho e não com a orgulhosa arrogância de um ego inflado demais, coisas boas começam a acontecer. Entender o princípio da comunicação é o que ajuda a transformar a raiva em respeito e a dúvida em confiança.
  7. Quando você fala, saiba do que está falando: Se você não possui experiência no assunto, poucas pessoas lhe darão atenção. A maioria das pessoas bem-sucedidas tem pouco interesse em ouvir as pessoas que não podem agregar valor a uma situação ou tópico, mas se forçam a conversar apenas para se ouvir falar. 
  8. Fale com grupos como indivíduos: Os grandes comunicadores podem adaptar uma mensagem para que eles possam falar com 10 pessoas em uma sala de conferência ou 10 mil pessoas em um auditório e fazê-los sentir como se estivessem falando diretamente com cada um deles como um indivíduo. Saber como trabalhar em uma sala e estabelecer credibilidade, confiança e rapport são chaves para interações bem-sucedidas.
  9. Esteja preparado para mudar a mensagem, se necessário: Outro componente da estratégia de comunicação que raramente é discutido é como evitar que uma mensagem fique ruim e o que fazer quando isso acontece. Chama-se estar preparado e desenvolver um plano de contingência. Se a sua experiência, empatia, clareza, etc, não têm o efeito desejado, o que, a propósito, é muito raro, você precisa ser capaz de fazer um impacto, mudando as coisas na hora. Use ótimas perguntas, humor, histórias, analogias, dados relevantes e, quando necessário, declarações ousadas para ajudar a conectar e gerar confiança e confiança necessárias para as pessoas se envolverem. 

Resumindo: A lição de liderança aqui é sempre que você tiver uma mensagem para comunicar (direta ou indiretamente por meio de terceiros) é de garantir que a mensagem seja verdadeira, correta, bem fundamentada, consistente, clara e precisa. Mais importante de tudo, tenha em mente que a comunicação não é sobre você, suas opiniões, suas posições ou suas circunstâncias. Trata-se de ajudar os outros, atendendo às suas necessidades, entendendo suas preocupações e agregando valor ao seu mundo. 

Fonte: https://www.forbes.com/sites/mikemyatt/2012/04/04/10-communication-secrets-of-great-leaders/#48473f3722fe

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