É simplesmente impossível se tornar um grande líder sem ser um grande comunicador, concorda?
A chave para se tornar um comunicador hábil é raramente encontrada no que foi ensinado no mundo acadêmico. Desde os nossos primeiros dias na sala de aula somos treinados para nos concentrarmos em enunciação, vocabulário, presença, entrega, gramática, sintaxe e afins. Em outras palavras, somos ensinados a nos concentrar em nós mesmos.
Os maiores líderes do mundo são comunicadores excepcionais. Eles podem falar sobre suas ideias, mas o fazem de uma maneira que também fala com suas emoções e suas aspirações. Eles percebem que, se a mensagem não se enraizar profundamente no público, provavelmente não será compreendida, muito menos defendida.
Eu não acredito que seja uma grande surpresa que a maioria dos líderes passe a maior parte do tempo todos os dias em algum tipo de situação interpessoal. Eu também não acredito que seja um grande choque que um grande número de problemas organizacionais ocorra como resultado de má comunicação. A comunicação eficaz é um componente essencial do sucesso profissional, seja no nível interpessoal, organizacional ou externo.
A primeira coisa que os grandes comunicadores têm em comum é que possuem um elevado senso de consciência situacional e contextual.
Os melhores comunicadores são ótimos ouvintes e astutos em suas observações. Os grandes comunicadores têm habilidade para ler uma pessoa/grupo sentindo os humores, a dinâmica, as atitudes, os valores e as preocupações dos que estão sendo comunicados.
Então, como você sabe quando suas habilidades amadureceram ao ponto de se tornar um excelente comunicador? A resposta está nos princípios a seguir:
1. Fale com Confiança: Quando as pessoas têm a sensação de que um líder é digno de sua confiança, elas investem tempo e assumem riscos de maneiras que nunca fariam se o líder tivesse uma reputação baseada em caráter insatisfatório ou falta de integridade. Embora você possa tentar exigir confiança, isso raramente funciona. A confiança é criada ganhando-a com ação, pensamento e decisão corretas.
Resumindo: A lição de liderança aqui é sempre que você tiver uma mensagem para comunicar (direta ou indiretamente por meio de terceiros) é de garantir que a mensagem seja verdadeira, correta, bem fundamentada, consistente, clara e precisa. Mais importante de tudo, tenha em mente que a comunicação não é sobre você, suas opiniões, suas posições ou suas circunstâncias. Trata-se de ajudar os outros, atendendo às suas necessidades, entendendo suas preocupações e agregando valor ao seu mundo.
Endereço
Rua Serra de Botucatu, 878/880 – Conjunto 1604
Vila Gomes Cardim – São Paulo/SP
CEP: 03317-000
Contato Comercial
(11) 98136-3938
E-mail
comercial@escolae3.com.br