BLOG

Liderança Assertiva: Como Aumentar a Produtividade da Equipe em 5 Passos?


06/02/2020 Édila Tais

Liderança assertiva: Como aumentar a produtividade da equipe em 5 passos?

 

A produtividade de uma empresa está ligada, diretamente, a uma engrenagem composta pelas pessoas que, diariamente, escrevem a história daquele negócio, e os resultados das pessoas que compõem o time também estão totalmente ligados à gestão da organização. Um time envolvido, com uma liderança assertiva acarreta diretamente no aumento de vendas, retenção e qualidade,  além de motivação pessoal e boa performance. 

A equipe deve trabalhar para o sucesso do negócio. A partir de direções claras, demandas coerentes, muito diálogo e visão em conjunto, será possível manter os bons números de uma empresa.

Confira 5 ações que o líder deve executar para ter uma liderança assertiva e garantir o aumento da produtividade de sua equipe:

 

5 passos para melhorar a produtividade da sua equipe

Tenha de forma clara as prioridades 

É papel do líder estabelecer as prioridades de uma equipe. De fato, a gestão horizontal e o diálogo cooperam com essa missão, e a gestão deve deixar claro o propósito da rotina como um todo, apontando as ações mais importantes para o momento. A equipe precisa entender os objetivos e isso deve ser comunicado pelo líder de forma clara, garantindo a execução de prioridades e melhor performance no resultado final de um projeto pontual ou contínuo. 

 

Defina as tarefas, prazos e responsáveis

Sabemos que não é em todos os casos que podemos contar com proatividade de todos os indivíduos de uma equipe, e isso também não é um problema em si. Os subordinados precisam enxergar a definição de tarefas para as quais são responsáveis. É essencial possuir um cronograma de atividades com prazos e responsáveis, e administrar essa agenda e rotina, garantindo a produtividade da equipe e não perder tempo com os liderados “perdidos” no que deve ser feito.

Como dito no passo acima, tenha as tarefas organizadas por grau de urgência e importância, sem soar o ar de autoritarismo na gestão. Lembre-se: um bom líder deve treinar o seu diálogo e melhorar cada vez mais sua didática. 

Tenha conexão com seu grupo – O líder empático, que investe de fato em relacionamento e conexão com a equipe, numa posição de diálogo e preocupação com as necessidades, tem tudo para aumentar a produtividade da empresa como um todo. Lembrando que, a empresa instituição não existe, o que existe são pessoas trabalhando em prol de uma organização, e essa é a principal engrenagem de um negócio, por esse motivo o gestor deve estar por dentro da exclusividade de cada membro da sua área. 

 

Entenda que colaboradores são clientes: Como um cliente externo decide comprar um produto e permanecer com ele por meses, o colaborador decide “comprar” sua vaga e permanecer nela. A preocupação existente em reter os clientes, pode e deve ser aplicada aos colaboradores. Explore ações de employer branding (marketing para marca empregadora), tendo em vista que um time feliz, satisfeito com o ambiente de trabalho e a gestão, produz mais e melhor.  Retenção de colaboradores está ligado a muitas outras questões além de um bom salário, para assim, fazer com que o seu time “brigue” pelo bem comum da organização.

 

Compartilhe todo o seu conhecimento: 

Por medo de serem ultrapassados, muitos líderes retém aquilo que sabem, desconsiderando talvez o maior objetivo de um líder, deixar posteriormente alguém melhor do que ele em seu lugar. Cultive o hábito de compartilhar tudo aquilo que você sabe, potencializando as habilidades de seus liderados, permitindo que se desenvolvam e se apaixonem ainda mais pela área onde atuam. O descobrir algo novo dentro de uma organização desperta o incrível sentimento de querer realizar logo o que foi aprendido. Lembre-se: Não se esqueça de recompensar (mesmo que verbalmente) os colaboradores ao executarem aquilo que lhe foi passado.

 

E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando para ficar por dentro de tudo a respeito de educação executiva e potencializar seus resultados com a sua equipe.

Leia Também: Liderança não é heroísmo

Voltar


Faça o teste e descubra o nível de engajamento da sua equipe.

Escola E3

 

    CONTRATE
    NOSSAS SOLUÇÕES

    Endereço
    Rua Serra de Botucatu, 878/880 – Conjunto 1604
    Vila Gomes Cardim – São Paulo/SP
    CEP: 03317-000

    Contato Comercial
    (11) 3132-8262
    (11) 94574-5234

    E-mail
    atendimento@escolae3.com.br